Home / Zuckerberg é processado por envolvimento com Cambridge Analytica
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Zuckerberg é processado por envolvimento com Cambridge Analytica

Fonte: Poder 360

23 de maio de 2022

Distrito de Columbia processa dono do Facebook por negligência de proteção aos dados de usuários durante eleições de 2016

O diretor-presidente da Meta —dona de Facebook, Instagram e WhatsApp—, Mark Zuckerberg, está sendo processado pelo procurador-geral do Distrito de Columbia, Karl Racine, devido ao caso Cambridge Analytica.

O documento cita negligência na proteção de dados de usuários do Facebook e uma manipulação nas eleições presidenciais dos Estados Unidos em 2016. Eis a íntegra (1MB, em inglês) do processo, divulgado nesta 2ª feira (23.mai.2022).

Segundo Racine, Zuckerberg “permitiu que terceiros, como a consultoria política Cambridge Analytica, obtivessem dados pessoas de mais de 87 milhões de norte-americanos […] e os utilizassem para manipular as eleições de 2016″.

No processo, o procurador-geral afirma que Zuckerbeg contribuiu diretamente para a “negligência de proteção aos dados de usuários e implementação de termos de privacidade enganosos”.

A Cambridge Analytica conseguiu informações de usuários do Facebook que faziam um “teste de personalidade”, e de amigos dos avaliados, criando uma cadeia de informações sem a permissão ou o conhecimento de quem utilizava a rede social.

O Facebook já havia sido multado em 2019, quando a empresa se declarou culpada em uso de dados pessoais.

“Este processo não é apenas garantido, mas necessário, e envia uma mensagem de que os líderes corporativos, incluindo CEOs, serão responsabilizados por suas ações”, disse Racine sobre o processo.

Confira matéria no Poder 360

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.