Home / SXSW 2022: o que esperar do maior festival de inovação do mundo
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

SXSW 2022: o que esperar do maior festival de inovação do mundo

Fonte: Época Negócios

7 de março de 2022

O evento, realizado em Austin, Texas, volta a ser presencial. A programação intensa traz alguns dos nomes mais relevantes do momento em temas como metaverso, criptomoedas e neurociência. Novidade: pela primeira vez, o festival inclui uma trilha apenas para a crise climática

Um dos maiores e mais longevos festivais de inovação do mundo volta este ano a receber visitantes – founders, executivos, investidores, entusiastas de tecnologia, arte, cinema, música e design, além de pessoas engajadas com a crise climática – para discutir as tendências e novas tecnologias que vão transformar a sociedade e revolucionar o mundo dos negócios. O South by Southwest (SXSW), com uma programação extensa de palestras, painéis, filmes, shows e mídia interativa, acontece em Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos, de 11 a 20 de março.

Devido à pandemia, o festival (que ocorria sem interrupções desde 1987) foi cancelado em 2020 e aconteceu somente de forma online em 2021. Neste ano, uma novidade: o evento vai unir os formatos presencial e digital, contemplando quem não puder comparecer ao Austin Convention Center, mas não quiser perder palestras, shows e filmes. As atrações se espalham pela cidade, incluindo teatros, centros de convenções, palcos, hotéis, restaurantes e até igrejas.

Com uma programação tão rica e extensa, os novatos de SXSW podem ficar um pouco perdidos. Uma boa dica é usar o próprio site do festival para organizar sua agenda, seguindo algumas das principais trilhas sugeridas. São quinze categorias, que englobam painéis, workshops e apresentações: 2050, Publicidade e Experiência de Marca, Engajamento Cívico, Mudanças Climáticas, Cultura, Design, Indústria do TV e Cinema, Futuro da Música, Indústria dos Games, Technologia para a Saúde, Produção de TV e Cinema, Indústria da Mídia, Startups, Indústria da Tecnologia e Transportes.

Entre as sessões de destaque com participação de brasileiros, estão “ESG: Ready to Pay the Bill?”, que abordará o papel das empresas no gerencialmento dos impactos socioambientais negativos de suas atividades. A sessão contará com a participação de Patrícia Ellen, Secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo, e Adam Gromis, head global de impacto e sustentabilidade na Uber.https://8124a35dd299a1eca1a67ccdcdfc5173.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Já o painel “Rivers Movie Cities” mostrará o movimento global de restauração de grandes rios do mundo, incluindo o Rio Pinheiros, em São Paulo, com a presença de Adriano Stringhini, Diretor de Gestão Corporativa da Sabesp, que se unirá à Jenny Hoffner, Vice-presidente de Estratégias de Conservação da American Rivers.

Confira abaixo algumas das principais atrações deste ano, com o dia e horário em que se apresentam (os horários são de Austin):

Scott Galloway: todos os anos, o professor de marketing da NYU Stern School of Business faz suas previsões para os 12 meses seguintes, além de revisar o que acertou e errou no ano anterior. Entre os temas, estão big techs, indústria da disrupção, guerras do streaming e outros. 11 de março, 11:30, Austin Convention Center, Ballroom D

Sergey Nazarov: o fundador da Chainlink vai contar como pretende usar os smart contracts para fazer a ponte entre os dados no mundo externo e o blockchain, possibilitando o desenvolvimento de inúmeros modelos de negócios. 11 de março, 17:00, Online

Joost van Dreunen: o autor do best-seller One Up: Creativity, Competition, and the Global Business of Video Games irá falar sobre a disputa das grandes companhias de tecnologia para entrar no mundo dos games e criar suas próprias experiências imersivas. 12 de março, 10:00, Austin Convention Center, Sala 16AB

Reggie Fils-Aimé: à frente da Nintendo of America (NOA), ele foi responsável pelo lançamento de alguns dos maiores sucessos da marca. Hoje dá aulas de liderança na Cornell University, além de ser um dos fundadores da aceleradora Brentwood Growth Partners. 12 de março, 13:00, Austin Convention Center, Ballroom D

Amy Webb: o desafio da futurista, que já se apresentou em outras edições do SXSW, será adaptar seu valioso relatório sobre tecnologias emergentes ao cenário atual, com uma guerra que deve afetar toda a economia global. 13 de março, 11:30, Austin Convention Center, Ballroom D

Albert Bourla: o CEO da Pfizer, que comandou a empresa na histórica corrida para produzir a vacina contra a covid-19 em tempo recorde, irá falar sobre seu novo livro, Moonshot, no qual descreve em detalhes os nove meses antes do lançamento da vacina. 14 de março, 11:00, JW Marriot

Celine Tricart: sua companhia, a Lucid Dreams Productions, é especializada em usar novas tecnologias, incluindo realidade virtual para produzir filmes e vídeos ousados, muitas vezes focados no empoderamento feminino. Nesse momento, trabalha em um projeto transmedia chamado Fight Back. 14 de março, 13:00, Austin Convention Center, Ballroom D

Jacob Ward: no livro “The Loop: How Technology is Creating a World without Choices and How to Fight Back”, o correspondente da NBC News parte de entrevistas com 100 cientistas para fazer um alerta sobre a nossa dependência cada vez maior da inteligência artificial. 15 de março, 16:00, Austin Convention Center, Sala 9ABC

Bruce Sterling: em sua palestra, o autor do livro de ficção científica “Robot Artists & Black Swans: The Italian Fantascienza Stories” irá falar sobre o estado do planeta em uma era de pandemia, guerra, autoritarismo, hype das criptomoedas, loucura do metaverso, colapso do clima e bilionários do espaço. 16 de março, 15:45, Austin Convention Center, Sala 10C

Neal Stephenson: autor de best-sellers da ficção científica como Termination Shock, Snow Crach e Zodiac, foi o primeiro a usar a expressão metaverso, ainda em 1992. Também atuou como consultor na Blue Origin, de Jeff Bezos.16 de março, 14:00, Austin Convention Center, Ballroom D

Confira matéria em Época Negócios

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.