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9 de março de 2022
Estudo ESG Consumer Index, da Lew’Lara\TBWA, avalia a percepção dos consumidores sobre o tema e cria ranking com 160 marcas
Nos últimos anos, o ESG, sigla que reúne os investimentos e ações de uma empresa voltados ao meio ambiente, social e governança, vem ganhando cada vez mais relevância. O ESG tem se tornado uma peça-chave não só para acionistas e investidos, mas na maneira como os consumidores percebem uma marca. Pensando nisso, a Lew’Lara\TBWA lançou o estudo “ESG Consumer Index”, com o objetivo de identificar a percepção dos consumidores a respeito das iniciativas de ESG de 160 marcas e ranqueá-las. A pesquisa foi realizada em parceria com a DCODE Consumer Insights.
Para chegar aos resultados, as companhias realizaram pesquisas qualitativas online, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os dois mil respondentes estão distribuídos proporcionalmente entre as cinco regiões do País e em cotas sociodemográficas. Já as marcas foram escolhidas arbitrariamente, de acordo com sua relevância dentro das categorias que ocupam. A Lew’Lara\TBWA destaca que a intenção da pesquisa não é promover uma avaliação ou auditoria em ESG, mas entender a percepção dos consumidores sobre o desempenho das marcas no tema.
Insights do consumidor
Com isso, a pesquisa revelou que, apesar de o ESG ser composto por três pilares, a análise do público sobre o assunto ainda está concentrada principalmente nas ações relacionadas ao meio ambiente, que corresponde ao “E” da sigla. Quando perguntados sobre quais são os fundamentos mais importantes do ESG, a maior dos entrevistados citou questões como a proteção, cuidado e revitalização do meio ambiente. A exceção, no entanto, fica com a região Sudeste que citou a responsabilidade e transparência nos negócios – governança.
Outro dado indicado pelo ESG Consumer Index é que, para os consumidores, um posicionamento de marca consistente tem mais relevância que ações isoladas no tema. Exemplo disso Natura e O Boticário estão no topo do ranking de percepção dos usuários. Por conseguinte, na divisão por categorias, beleza mantém o topo da lista, seguida por bancos, não alcoólicos, limpeza, eletrodomésticos, moda, big techs, corporate, personal care e varejo.
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