Home / Spotify tem prejuízo de 20 milhões de euros no 2° trimestre
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Spotify tem prejuízo de 20 milhões de euros no 2° trimestre

Fonte: Valor Investe

29 de julho de 2021

Apesar do prejuízo, a empresa registrou crescimento de 20% nas assinaturas no mesmo período

O Spotify registrou um prejuízo de 20 milhões de euros ou 0,19 euro por ação no segundo trimestre de 2021, menor que o prejuízo de 356 milhões de euros por ação verificados em igual período do ano passado.

A empresa de serviços de streaming de música e podcasts teve um crescimento de 23% na receita para 2,33 bilhões de euros no segundo trimestre.

Embora a empresa tem periodicamente registrado lucro trimestral, executivos disseram que a prioridade continua sendo o crescimento, atraindo novos assinantes e investindo em podcasts.

O fluxo de caixa livre — métrica considerada importante para os investidores — foi de 34 milhões de euros no período, abaixo dos 41 milhões de euros registrados há um ano, mas acima dos 27 milhões de euros registrados no primeiro trimestre de 2021.

Usuários

Segundo a empresa, a receita com publicidade mais que dobrou no segundo trimestre, impulsionado pelo crescimento da operação de podcasts, mas a adição de novos usuários foi menor que o esperado.

A receita com assinantes cresceu 17% para 2,06 bilhões de euros. A receita com publicidade cresceu 110% para 275 milhões de euros, avançando pelo quarto trimestre consecutivo.

Embora, a audição via streaming teve um grande impulso durante o lockdown no auge da pandemia, a empresa informou que enfrenta incertezas à medida que os mercados emergentes que ela acreditava que iria impulsionar o crescimento de novos usuários continuam afetados pela covid-19 e os consumidores dos mercados mais estabelecidos estão saindo do lockdown e realizando atividades fora de suas casas.

No trimestre encerrado em junho, o Spotify tinha 365 milhões de usuários ativos mensais, 22% acima do registrado um ano antes e ligeiramente abaixo da previsão da empresa. Segundo o Spotify, a covid-19 afetou o desempenho em diversos mercados e interrompeu campanhas de marketing em alguns locais.

Os usuários assinantes — mais lucrativos — aumentaram 20% para 165 milhões, no topo da previsão da empresa.

A receita média por usuário assinante no segundo trimestre caiu 3% para 4,29 euros, à medida que a empresa continua a atrair novos assinantes por meio de planos com descontos e preços menores para novos mercados como Índia e Rússia. Excluindo o efeito cambial, a receita média por usuário ficou estável no geral, sendo beneficiada por uma alta nos preços das assinaturas em mercados desenvolvidos.

No fim de junho, o Spotify tinha 2,9 milhões de podcasts disponíveis em sua plataforma, um volume maior que os 2,6 milhões disponíveis no trimestre anterior.

Previsão

Para o terceiro trimestre, o Spotify prevê um crescimento para um número de usuários entre 377 milhões e 383 milhões e que os assinantes fiquem entre 170 milhões e 174 milhões. A empresa também projeta uma geração de receita entre 2,31 bilhões de euros a 2,51 bilhões de euros.

Para o ano de 2021, o Spotify reduziu sua projeção para usuários mensais ativos para um intervalo entre 400 milhões e 407 milhões. A empresa também reduziu sua estimativa para assinantes para todo o ano, entre 177 milhões e 181 milhões de pagantes.

As ações da empresa recuam 2,84% no pré-mercado da bolsa de Nova York.

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.