Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected] Idioma:
PT-BR
Idioma:
ESP
Idioma:
ENG
3 de abril de 2025
Nesta semana, a ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário – realizou duas edições do seu RoadShow, nos dias 31 de março e 2 de abril, respectivamente para as agências e profissionais das regiões Centro-Oeste e Sudeste do país. Os webinars são uma ponte entre os atores do ecossistema de comunicação e publicidade e para conectar todos.
Nos dois encontros online, a presidente nacional da associação, Marcia Esteves, CEO da Lew’Lara\TBWA, apresentou os valores, a missão e as iniciativas da ABAP em sua gestão e anunciou novidades. A diretora executiva Mariana Panhoni conduziu os dois RoadShows.
Audrey Buglian, presidente da ABAP Brasília e CEO da Nacional Comunicação, e Alvaro de Carvalho, presidente da ABAP Mato Grosso e CEO da SOUL Propaganda foram os convidados do RoadShow para a região Centro-Oeste, no dia 31 de março. No dia 2 de abril, foi a vez de Grasiela Scalioni, presidente da ABAP Minas Gerais e CEO na Lápis Raro, e Igor Binder, presidente da ABAP Rio de Janeiro e sócio e diretor de atendimento na Binder, participarem.
Espaço de articulação coletiva
Marcia iniciou o evento falando sobre o posicionamento da associação e do setor. A executiva enfatizou a missão da ABAP em apoiar a construção do presente e do futuro das empresas de comunicação e publicidade para gerar valorização e sustentabilidade das atividades das agências. Entre elas, modificar o estatuto da ABAP para incluir novas disciplinas e empresas do setor de comunicação e promover um mercado mais forte e inclusivo.
A executiva enfatizou a relevância do setor para a economia brasileira, mostrando números: 400 mil postos de trabalho gerados direta ou indiretamente e cerca de R$ 26 bilhões movimentados em compra de mídia, somente em 2024.
Sobre a ABAP, a executiva detalhou as frentes de trabalho que vêm sendo foco em 2025. Eventos; formação e atuação de Grupos de Trabalhos em temas relevantes ao segmento; foco em Advocacy e Relações Institucionais; criação da ABAP Academy para formação e capacitação de talentos; produção de conteúdos de comunicação e fortalecimento de parcerias com instituições representativas ao segmento, além de parcerias com cursos e empresas de consultoria para que associadas tenham benefícios na contratação de serviços oferecidos. Todas as ações visam à sustentabilidade dos negócios, como explicou:
“ABAP vem trabalhando para ser um espaço de articulação coletiva em todo o Brasil, dando representatividade às regionais. É nosso compromisso com a diversidade e inclusão. Os RoadShows, por exemplo, visam unir todas as categorias de empresas e entidades do setor para promover a sustentabilidade do segmento. A ABAP, em sua história de 75 anos de existência, entende as transformações e, por isso, vem atuando como ecossistema, promovendo conexões entre agências de publicidade, empresas de comunicação, agências de marketing, marketing de influência, agências de e-commerce e tantas outras disciplinas que foram crescendo e aparecendo ao longo dos últimos anos.”
Novidades para 2025
Marcia Esteves falou sobre as novidades da ABAP para 2025. Entre elas, a divulgação, em abril, de uma pesquisa, realizada em conjunto com a Deloitte, para entender a evolução das agências e os desafios que elas enfrentam. Outros anúncios foram a realização do evento ‘ABAP 360’ em Brasília, programado para maio, e a ABAP Academy.
“Estamos trabalhando muito forte no projeto da ABAP Academy. Queremos trazer mais profissionais para o mercado e estamos montando um banco de talentos para promover essa oportunidade. Este banco contemplará, inicialmente, profissionais de baixa renda. Para isso, temos feito parcerias com as universidades e cursos técnicos. Tem muita gente boa e qualificada que não consegue trabalhar. Numa segunda fase, o banco contará com talentos com mais de 50 anos de idade. Quando as agências utilizarem esses bancos com profissionais de todas as regiões do nosso país, acho que vamos fazer uma grande transformação. É o olhar para apoiar a inclusão”, revelou a presidente da ABAP.
RoadShow Região Centro-Oeste
Em sua participação no RoadShow região Centro-Oeste, Audrey Buglian, presidente da regional Brasília, enfatizou a importância da criação, no ano passado, da Regional ABAP no Distrito Federal.
“A ABAP chegou em Brasília no final de 2004 e ficamos muito felizes de poder fortalecer ainda mais o nosso mercado. Aqui o setor cresce cada vez mais e vem se mostrando muito importante no cenário nacional. Assim, há uma expectativa muito positiva de que a regional da ABAP vá ajudar a fortalecer ainda mais o mercado. Vamos colher bons frutos”, afirmou.
O presidente da Regional Mato Grosso também destacou o movimento que a ABAP Nacional vem promovendo para dar visibilidade ao trabalho das agências do Centro-Oeste. Alvaro aproveitou para levantar o tema sobre etarismo.
“Às vezes, estamos confiando 100% nas novas gerações. Mas a galera 50+ tem feito um trabalho sensacional e que tem ocupado um espaço de valor gigantesco para as agências hoje”, refletiu.
Marcia Esteves acrescentou: “Se hoje o Steve Jobs estivesse vivo, ele não seria uma pessoa analógica. O digital se aprende, a técnica se aprende. Eu acho que a idade se transformou quase que num olhar excludente. Mas não é isso. Todo mundo usa o celular do mesmo jeito. Tem geração que já nasceu com o celular na mão, é verdade. Mas tem geração que não sabe o que é uma construção de marca. Então, eu acho que a gente tem que buscar esse equilíbrio, como muitos outros.”
RoadShow Região Sudeste
A presidente da Regional Minas Gerais, Grasiela Scalioni, fez questão de mostrar a sua alegria em ver a movimentação da ABAP Nacional em prol da conexão e da sustentabilidade do ecossistema: “Estou aqui, junto com a Adriana Machado (diretora nacional da ABAP e CEO da Tom Comunicação) para falar sobre a importância desse olhar da ABAP Nacional para o nosso mercado regional. O que buscamos em Minas é o mesmo que no Rio, em São Paulo, de toda Região Sudeste. É sermos reconhecidos e valorizados pelo nosso trabalho, pelos nossos talentos. Por isso, estamos atentos a tudo para que possamos nos tornar sustentáveis no nosso mercado. E com estes encontros, podemos ver um mercado mais justo e inovador.”
Igor Binder, presidente da ABAP-RJ, também elogiou a iniciativa do RoadShow.
“Em um evento como este, é legal para a gente entender como a Região Sudeste pode contribuir para a nossa evolução do setor. É o engajamento. É isso é que considero ser o nosso principal papel no cenário nacional. E assistindo à apresentação da Marcia, ela resume absolutamente o que a nova ABAP quer fazer!”, disse Igor convidando Fabiane Lacerda Seara, sócia diretora da agência Brick e diretoria ABAP-RJ, a participar do da conversa.
“Contamos com um grupo que tem muita vontade de fazer acontecer e de unir portos. E este momento é muito importante, porque eu vejo que eles são muito produtivos para o mercado. A nossa agência acompanha todos os movimentos do setor.”
Se sua agência não é associada à ABAP, clique aqui e saiba como participar e fortalecer nosso ecossistema com criatividade e ter acesso a benefícios ao seu negócio.
Aproveite para assinar a nossa Newsletter semanal, a Conexão ABAP, clicando aqui, e acompanhe as nossas redes sociais como Instagram e LinkedIn.
Compartilhar
A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.
Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.
Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected]