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ABAP passa a utilizar nova marca

7 de junho de 2016

Tudo foi desenhado manualmente dando uma personalidade única à marca

 

Após 35 anos, a ABAP ganha uma nova marca, desenvolvida voluntariamente pela F&Q Brasil.  “Estamos iniciando uma nova etapa na vida da ABAP, para atuar de modo mais ativo junto a nossas associadas e ao mercado publicitário como um todo, e nada mais natural do que renovar a nossa marca, que foi desenvolvida por uma de nossas associadas com maior competência em design, sob a liderança de Paschoal Fabra Neto”, explica Orlando Marques, presidente da entidade.

 

A nova identidade começa a ser utilizada na campanha que a ABAP e FENAPRO estão lançando, ressaltando a relevância do emprego da publicidade para as empresas aumentarem seus negócios nessa etapa de início do processo de volta à normalidade econômica do País.

 

Também será utilizada a partir desta semana no novo formato do ABAP NEWS, o boletim de notícias da entidade dirigido às suas associadas, que passará a ser enviado também às lideranças do mercado. E estará no novo ABAP SEMPRE ALERTA, um newsletter especial que a entidade emitirá sempre que um fato relevante sobre a atividade merecer um posicionamento da associação.

 

A nova marca também já está em todas as manifestações digitais da ABAP e substituirá a papelaria utilizada nas novas reimpressões a serem feitas, pois a prática de sustentabilidade da entidade requer que nenhum recurso físico seja desperdiçado.

 

Sobre o desenvolvimento da nova marca, Paschoal Fabra Neto comenta que “como Petit e Zaragoza sempre me ensinaram, uma marca tem que ser muito simples, objetiva e bem-humorada. Além disso, sempre a apresente em preto e branco. Neste caso, quando desenhava as letras da ABAP, notei que eram coincidentemente harmoniosas graficamente: quatro círculos, quatro traços, sendo que dois compridos e dois curtos. Tudo foi desenhado manualmente dando uma personalidade única à marca. Quanto às cores escolhidas, aí é uma questão de gosto pessoal, desde que harmoniosas entre si”.

 

Esta é a terceira marca da ABAP em seus 67 anos de vida. O primeiro logo foi empregado por 31 anos, da fundação em 1949 até 1980, com modestas atualizações. A segunda marca vem sendo utilizada desde 1981. Ela foi uma contribuição da CBBA e foi criada por Geri Garcia, um dos principais diretores de arte da história da propaganda brasileira (e que, coincidentemente, também trabalhou anos, assim como o Neto, com Petit e Zaragoza, na pioneira JWT).

 

 

Ficha Técnica

Agencia: F&Q Brasil

Designers: Paschoal Fabra Neto e Marcelo Fernando Carlini

 

Sobre a Abap

Fundada em 1º de agosto de 1949, a Abap defende e divulga os interesses de agências brasileiras associadas à indústria de comunicação. Está presente em todos os Estados do País e é a maior organização do setor na América Latina. Suas associadas são responsáveis por 78% do investimento publicitário brasileiro em mídia, movimentando um universo de 3.200 profissionais e 4.100 clientes.

Dentre as realizações da Abap estão a co-fundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC), do Instituto Palavra Aberta de Liberdade de Expressão, do Fórum de Produção Publicitária e do Fórum do Audiovisual e do Cinema (FAC). Além disso, a Abap inspirou a lei 4680/65, conhecida como a Lei da Propaganda, e foi responsável pela realização de quatro Congressos Brasileiros de Publicidade e do 5º Congresso da Indústria da Comunicação. A entidade também contribuiu de forma decisiva para a aprovação da Lei 12.232, que regulamenta os critérios para licitações públicas.

A associação é sister association de duas importantes entidades: Associação Americana de Agências de Publicidade (AAAA) e Associação Europeia de Agências de Comunicação (Eaca). A Abap também é entidade fundadora e integrante da Confederação da Publicidade dos Países de Língua Portuguesa (CPPLP), com sede em Lisboa.

 

Abap – Informações à imprensa

Fidata Comunicação Corporativa

[email protected] /(11) 98145 3876

 

Sobre a F&Q Brasil

A F&Q Brasil faz parte do grupo M&C Saatchi, a maior rede independente de comunicação e a que mais cresce no mundo. São 25 escritórios em 19 países. Somos uma agência de ideias. Não apenas boas ideias, mas ideias que funcionam. Ideias que são muito mais do que simples inspirações. São experiências, resultado do suor, do trabalho, da constante busca por informação e interação. Somos curiosos e apaixonados pelo que fazemos. Os nossos clientes são: Absolut, ArtEEdições, Ballantine’s Brasil, Ballantine’s, Bradesco, Bradesco Cartões, Bradesco Seguros (CicloFaixa), Chivas, FPC, Jameson, Italac, Koin, Montilla, Minerva, Nilza, Passport, Parque da Mônica, Orloff, ONSV, Shopping Metrô Tatuapé, Shopping Metrô Boulevard Tatuapé, Sony, SindiTelebrasil, TetraPak, World Animal Protection.”

 

F&Q Brasil – Informações à imprensa

Vivian Carretti

[email protected] / (11) 2766-6002

 

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Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.