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12 de junho de 2019
Fundação Dom Cabral foi contratada para elaborar um documento com foco específico para o setor de propaganda
A ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) apresenta em Cuiabá (Mato Grosso), na próxima quarta-feira (19/06), o guia “Diretrizes de Compliance” da entidade. O documento foi elaborado pela Fundação Dom Cabral, contratada para desenvolver um documento com foco específico para implantação em agências de publicidade.
O evento será no Auditório do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT) e contará com a presença do Conselheiro Presidente do TCE-MT, Gonçalo Domingos de Campos Neto, do ex-Ministro-Chefe da Controladoria-Geral da União, Valdir Simão, e de representantes da academia, de agências de publicidade e de advogados, entre outros.
“Uma atividade como a publicidade, que gera tanta riqueza para seus clientes e milhões de empregos para a economia nacional, não pode correr riscos. Acreditamos que no curto prazo a implantação das Diretrizes de Compliance passe a ser exigida em todas as concorrências, sejam públicas ou privadas, a exemplo do que ocorre com as certidões negativas de débito”, explica Mario D´Andrea, presidente nacional da ABAP.
A mobilização conduzida pela ABAP visa contribuir para o funcionamento eficiente e regular do ambiente em que as agências operam; buscar proteger as agências de atos ilegais por parte de terceiros; evitar ou coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares; e fortalecer a reputação e credibilidade do mercado das agências de publicidade.
“A iniciativa da ABAP terá um impacto muito positivo em toda a atividade publicitária. O documento ‘Diretrizes de Compliance’ apresenta medidas claras sobre integridade e controle, com enfoque na prevenção e na gestão de riscos”, conta Valdir Simão, ex-Ministro-Chefe da CGU e sócio no escritório Warde Advogados.
O conteúdo do guia da ABAP reforça as melhores práticas de governança corporativa e de combate à corrupção, adotadas nos âmbitos nacional e internacional. O documento é pautado na ética, transparência, capital humano, resiliência, confiança na cadeia de fornecedores e contempla todas as partes interessadas e envolvidas na atividade publicitária.
Na visão do presidente do Sinapro-SP e VP Executivo para Contas Públicas da Dentsu Aegis Network, Dudu Godoy, que liderará um painel no evento de Cuiabá: “a adoção de programas de Compliance tem se tornado fundamental para proteger as empresas contra irregularidades e, principalmente contribuir para que atuem de acordo com as melhores práticas. Nesse sentido, o guia “Diretrizes de Compliance” da ABAP será fundamental para auxiliar as agências de propaganda de todo o País a adotarem diretrizes para padronizar processos, aumentarem a transparência e o nível de profissionalismo e reputação de toda a indústria da comunicação”.
O Chief Compliance Officer da Nova S/B, Otavio Venturini, falará no evento sobre os desafios do dia a dia de uma agência de publicidade na busca pela conformidade e integridade de suas operações. “A experiência da Nova/SB na implementação e aperfeiçoamento do seu programa de Compliance, com o reconhecimento por duas vezes consecutivas do selo Pró-Ética da CGU (2016-2017), demonstra que não há soluções prontas. É necessário avaliar em cada caso os riscos de integridade inerentes à atividade publicitária, conhecer o contexto da organização e fornecer apoio e independência às funções de Compliance”, diz Venturini.
SERVIÇO
Data: 19 de junho de 2019
Horário: das 9h30 às 11h30
Local: Auditório do TCE-MT (Rua Cons. Benjamin Duarte Monteiro, 01 – Cuiabá – MT)
Mais informações à imprensa – Giusti Comunicação
Francisco Itacarambi – (11) 5502-5461 – [email protected]
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A ABAP | Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.
Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.
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