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8 de fevereiro de 2022
VanPro aponta que só 19% das empresas apontaram perda de receita em relação ao ano anterior; tendência é que crescimento se mantenha
A recuperação do faturamento das agências de publicidade no Brasil evoluiu ao longo de 2021, aponta a nova pesquisa VanPro, realizada pelo sistema Sinapro/Fenapro. Segundo os dados apurados junto a 312 agências de 23 estados e do Distrito Federal, o índice de empresas que relataram aumento de faturamento, comparado a 2020, passou de 26% no início do ano passado, para 53% ao fim de 2021.
Na atual sondagem, feita em janeiro deste ano, apenas 19% das empresas apontaram perda de receita em relação ao ano anterior, enquanto 7% reportaram perdas superiores a 30% no faturamento. Na pesquisa realizada no início de 2021, 38% haviam reportado perda no faturamento, sendo que 14% do total tinham perdido mais de 30%. A pesquisa representa a visão e o fechamento de 2021.
“A tendência é de que o crescimento se mantenha, bem como o otimismo do mercado detectado nesta pesquisa. Passados quase dois anos do início da pandemia, a maioria das agências, e os anunciantes, se adaptou à nova realidade”, afirma Daniel Queiroz, presidente da Fenapro. “Quatro em cada cinco agências mantiveram ou ampliaram seu faturamento em comparação ao ano anterior. Trata-se de um dado que corrobora com a ideia de que o mercado passa por uma boa melhora e está se recuperando do forte baque causado com o início da pandemia”, completa.
A percepção quanto ao futuro também variou para melhor na comparação à primeira sondagem de 2021. A quantidade de agências que apontou as perspectivas futuras como boas ou muito boas cresceu 10 pontos percentuais, de 57% para 67%. As que apontam como ruim, muito ruim ou de interrupção das atividades diminuiu de 9% para 5%, e o número daquelas que não conseguem prever caiu de 7% para 3%.
Em relação ao impacto nos negócios com a nova alta de casos da Covid-19 neste início de ano, Queiroz acredita que “todo este processo que vivemos deixou muitos aprendizados, principalmente para os anunciantes, que entenderam que não podem deixar de investir em comunicação”. Contudo, continua ele, “uma das funções da VanPro é verificar rotineiramente este termômetro de mercado. Tanto do que passou, como também da perspectiva de futuro. E as próximas rodadas da pesquisa VanPro, que serão realizadas ao longo deste ano, poderão nos dar uma visão mais concreta se houve (ou não) impacto”.
Para o presidente da Fenapro, após dois anos de uma nova realidade causada pelo início da pandemia, o mercado, como um todo, já consegue mensurar melhor o impacto e sabe lidar com as novas ondas, que vêm se sucedendo como esta da variante Ômicron. “O fato real da retomada das receitas constatada em todas as rodadas depois do início da pandemia mostrou isso na prática desde o segundo semestre de 2020”, avalia.
Gestão
A pesquisa VanPro mostra também que aumentou a adesão das agências a práticas
de gestão, como planejamento estratégico (63%), planejamento orçamentário (61%) e acompanhamento de indicadores/KPIs (28%). “Embora tenha havido aumento no investimento em ferramentas de gestão, a maioria das agências ainda precisa investir em modelos que façam os profissionais darem o seu melhor, buscando um engajamento mais genuíno. O futuro das agências passa pela adoção de práticas mais ousadas e articuladas com a inovação empresarial. E é por isso que a Fenapro vem investindo muito neste tema. Acreditamos que o desenvolvimento sustentável passa necessariamente pelo domínio das alternativas de métodos, técnicas e ferramentas de gestão. Vem ficando claro que mesmo num período crítico pelo qual passamos recentemente, as agências valorizaram e ampliaram a atenção sobre gestão. Cada uma no seu tempo e dimensão. Sem gestão não há transformação”, finaliza Queiroz.
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