Home / Quais são os profissionais de marketing mais buscados pelas empresas?
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Quais são os profissionais de marketing mais buscados pelas empresas?

Fonte: Meio e Mensagem

14 de novembro de 2023

Especialista em business intelligence e gerente comercial são os dois cargos, nas áreas de marketing e vendas, que mais devem abrir oportunidades para profissionais em 2024.

Os dados fazem parte do Guia Salarial elaborado pela consultoria Robert Half, que procura mapear tendências dos empregadores e oportunidades para os profissionais de diversos segmentos da economia.

Em termos gerais, o ano de 2024 sinaliza boas oportunidades. De acordo com o guia, 54% das empresas brasileiras têm intenção de abrir vagas de trabalho no próximo ano. Já 38% das companhias querem aproveitar 2024 para preencher vagas que já estejam abertas.

Cargos mais procurados em 2024

Na categoria de Vendas e Marketing, a Robert Half aponta que a posição de especialista em business intelligence é que mais deve gerar demanda por parte das empresas.

Na sequência, aparece o cargo de gerente comercial, seguido de especialista em vendas técnicas, analista de marketing e analista de CRM.

O guia também apontou que a maior parte das vagas das áreas de marketing e vendas devem vir de empresas da área do agronegócio. Na sequência, o setor que mais deve gerar oportunidades em marketing é a indústria farmacêutica.

Os segmentos de varejo, tecnologia e energia completam a lista.

O que os recrutadores procuram nos profissionais de marketing?

Adaptabilidade foi o recurso mais citado pelas empresas quando questionadas a respeito de características pessoais que buscam em seus novos funcionários.

Outras habilidades que também pesam na contratação para cargos de vendas e marketing são comunicação, perfil analítico, autonomia e flexibilidade.

Já em termos de habilidades técnicas, o conhecido de novos idiomas lidera a lista, seguida por entendimento sobre funil de vendas, power BI, estratégia de negócios e novos negócios.

O guia da Robert Half também apontou os profissionais mais difíceis de serem encontrados, segundo as empresas. São eles: especialista em business intelligence, especialista em transformação digital e analista de marketing digital.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.