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14 de junho de 2023
Entre os usuários de streaming no Brasil, 81% assistem a conteúdos com anúncios. Esse é um dos dados que a Magnite, empresa especializada em publicidade omnichannel, obteve com uma pesquisa que procurou avaliar a aceitação do público em relação aos anúncios nos ambientes de TV conectada e streaming.
De forma geral, o estudo realizado pela companhia aponta um cenário de oportunidades de negócios para a TV conectada e para a utilização desse ambiente para a veiculação de mensagens publicitárias.
“A principal característica que vemos no Brasil é a tendência contínua de adoção de serviço de streaming com publicidade, ou seja, um aumento do comportamento de consumir cada vez mais os modelos de plataforma com publicidade ou híbridos [em que há pagamento de assinatura e publicidade]”, explica Rafael Pallares, vice-presidente da Magnite na América Latina.
A pesquisa foi realizada pela empresa estadunidense Harris Interactive e ouviu 4.991 pessoas que residem no Brasil, Colômbia, Argentina e México. Esse grupo de entrevistados tem acesso à internet e consome mais de 7 horas de conteúdo de TV por semana.
A respeito do recorte brasileiro da pesquisa, o VP da Magnite diz que um ponto que chamou a atenção, inclusive na comparação de pesquisas semelhantes feitas pela companhia nos territórios de Europa e Estados Unidos, é a maior aceitação do público em relação à publicidade no ambiente do streaming.
“As pessoas aceitam a publicidade porque entendem que ela agrega valor ao conteúdo. Na verdade, o brasileiro tem a cultura de consumo de televisão aberta, em que o conteúdo e a publicidade estão juntos. E, com o streaming, a presença da publicidade traz a possibilidade de acessar conteúdos muito bons, sem custo, na mesma lógica da TV tradicional”, analisa Pallares.
Ao mesmo tempo em que ressaltou a aceitação dos brasileiros à publicidade no ambiente do streaming, a pesquisa da Magnite também apontou uma tendência de migração dos usuários dos modelos de assinatura pagos (sem anúncios) para outros com anúncios publicitários.
Por essa lógica, a pesquisa mostrou que, entre os usuários de serviços de streaming pagos, 44% disseram que reduziriam ou até cancelariam sua assinatura de TV paga e 70% trocariam esse serviço de streaming por outro gratuito ou de menor custo, ainda que tivesse a veiculação de anúncios.
Ainda, 45% dos respondentes afirmaram que estão dispostos a ver anúncios desde que isso ajude a reduzir os custos mensais de suas plataformas de streaming.
Uma das razões que o executivo da Magnite vê para essa aceitação do público em relação à presença de publicidade, além da questão da redução do custo, é o fato de o ambiente do streaming permitir mensagens publicitárias mais direcionadas.
“No streaming e na TV conectada podem ser veiculados anúncios que tenham mais conexão com o conteúdo e com a marca, gerando mais interesse por parte da audiência. Tudo isso colabora para essa maior aceitação e a tendência é que essa receptividade continue acontecendo”, destacou.
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