Home / Publicidade no Gmail torna Google alvo de queixa na Europa
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Publicidade no Gmail torna Google alvo de queixa na Europa

Fonte: Olhar Digital

26 de agosto de 2022

O Google se tornou alvo de uma queixa na Europa por enviar publicidade para a caixa de entrada de usuários do Gmail. O feito viola uma decisão judicial da União Europeia que exige que anúncios sejam enviados mediante autorização prévia.  

A denúncia foi feita pelo grupo austríaco de advocacia noyb.eu (None Of Your Business) ao órgão de proteção de dados da França. Por ora, a autoridade francesa de proteção de dados ainda não se pronunciou. 

Os e-mails de publicidade direta do Google podem parecer normais, mas obrigatoriamente devem receber a palavra “anúncios” em letras verdes ao lado esquerdo, abaixo do assunto do e-mail, esclareceu o escritório de advocacia responsável pela denúncia.

Peiter Zatko, ex-chefe de segurança do Twitter, alegou que a rede social sofre de uma má gestão generalizada e apontou que descobriu diversas falhas na segurança digital e física, privacidade e moderação de conteúdo da plataforma.  

Zatko ainda afirmou que os executivos e o próprio CEO do Twitter, Parag Agrawal, subestimam a presença de spam na rede social. O que reforça as alegações de Elon Musk sobre os bots da plataforma.

Vale lembrar que o Twitter processou o dono da Tesla para fazer valer seu acordo de aquisição de US$ 44 bilhões. Em sua defesa, Musk diz que desistiu do negócio por conta do nível de spam e bots presentes na rede social, mas que a empresa nega.  

A denúncia de Zatko foi submetida a Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, Comissão de Segurança e Câmbio (SEC), e ao Departamento de Justiça dos EUA. Além disso, as alegações também seguiram para o Senado.   

Confira matéria no Olhar Digital

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.