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17 de novembro de 2022
Nos anos 90, as propagandas da TV eram o principal meio de publicidade no Brasil. Em uma era onde não existiam banners publicitários e tão pouco redes sociais, o jeito era investir em comerciais para a televisão para dar visibilidade a produtos e serviços.
E com essa grande demanda, surgiram centenas de propagandas que marcaram época. Seja por suas canções que grudavam na cabeça, ou pela forma criativa com que produtos e serviços eram oferecidos.
Pensando em reviver essas pérolas preciosas da TV brasileira, hoje o TecMundo trouxe uma lista completa com propagandas antigas que marcaram a história da publicidade.
Pense em um jingle chiclete. Pois acredite, a música que tocava no comercial do banco Bamerindus que falava das vantagens do seu programa de poupança, era uma das mais cantadas dos anos 90.
Com um simples refrão, a canção era cantarolada por crianças, adultos e idosos, isso quando não era assobiada pelas ruas. Entretanto, ao contrário da música, o programa de poupança do banco não deve ter tido muita aderência, uma vez que ele decretou falência e foi vendido alguns anos depois.
Ainda sobre comerciais cuja música fica na cabeça, a Brahma lançou um jingle para a Copa do Mundo de 1994. A canção fez tanto sucesso que muitos torcedores chegaram a cantá-la em festas e reuniões para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira na competição.
Além disso, a música também deu sorte para o Brasil, que se sagrou campeão na Copa do Mundo daquele ano. Como forma de homenagem, a cervejaria lançou uma nova versão cuja letra agradecia aos jogadores pela conquista e a torcida pelo apoio.
Esse também poderia ser um comercial que ficou marcado pela sua canção. Entretanto, a fofura dos participantes se sobressaiu e acabou se tornando ainda mais marcante. No comercial, crianças apareciam fantasiadas de animais de pelúcia dançando e bebendo o leite da empresa.
O sucesso foi tanto que, na época, foi feita uma campanha para a troca de embalagem de produtos da Parmalat, por bichinhos de pelúcia. Não é preciso dizer que eles se esgotaram rapidamente. Mas hoje eles podem ser encontrados em sites na internet. Além disso, a empresa relançou o comercial em outras oportunidades, mas não obteve o mesmo sucesso.
Quando se fala em comerciais nacionais, é impossível não lembrar da famosa esponja de aço. Isso porque a sua propaganda na TV contava com a apresentação do ator Carlos Alberto Bonetti Moreno, que fez mais de 330 comerciais para a empresa, se tornando o maior “garoto-propaganda” da época.
Era grande a frequência de comerciais onde Bonetti fazia diferentes participações, mostrando que a esponja de aço tinha “Mil e uma utilidades”. Sua última propaganda para a empresa foi em 2019, quando participou de uma ação da Bombril com a Netflix para anunciar o aplicativo Stranger Antenna, uma brincadeira para promover o seriado Stranger Things.
No meio da famosa década de 90, algumas operadoras ganharam prefixos exclusivos para que seus clientes pudessem realizar ligações para outras partes do Brasil. A Embratel, por exemplo, contava com o prefixo 21.
E para que o número ficasse na memória dos brasileiros, a empresa criou um comercial com os DDS, que eram três meninos fantasiados, cada um com uma cor, com o símbolo DA estampado no peito. Eles divertiam o público e ao mesmo tempo faziam referência a utilização prefixo da empresa. Ao todo, os jovens fizeram cerca de oito comerciais para a Embratel.
Uma das mais recentes propagandas da nossa lista é a dos Postos Ipiranga. Os comerciais mostravam um cidadão do campo respondendo a perguntas de viajantes, cujas respostas sempre faziam referência aos estabelecimentos da empresa. Não demorou muito para que surgissem centenas de memes na internet brincando com o comercial.
O comercial fez tanto sucesso que foi utilizado até mesmo pelo até então candidato à presidência Jair Bolsonaro. Na ocasião, o deputado dizia que o economista Paulo Guedes seria seu “Posto Ipiranga” para as respostas sobre economia. Uma alusão à propaganda que dizia que no estabelecimento tinha tudo que os clientes desejavam.
Nas grandes cidades e capitais do país, em dezembro é possível acompanhar uma carreata de caminhões da Coca Cola, todos enfeitados para o Natal. Além de trazerem o atual jingle da empresa para a festa, eles também apresentam veículos repletos de luzes, fazendo uma alusão aos famosos desfiles de Natal que ocorrem em países como EUA.
Entretanto, para aqueles que não têm a oportunidade de ver ao vivo, todo ano a empresa lança uma campanha de Natal que mostra versões animadas de seus famosos caminhões. A propaganda já se tornou uma tradição no Brasil, assim como outros comerciais, como o das lojas Leader Magazine e seu jingle “Já é Natal!”.
“Dois hambúrgueres, alface, queijo, molho especial, cebola e picles, num pão com gergelim!”. Essa poderia ser apenas a receita do famoso sanduíche Big Mac, mas o McDonald ‘s resolveu criar um jingle chiclete que mostra a sua montagem, e acabou criando mais uma daquelas canções que não saem da cabeça.
Se não bastasse, além da sua versão original, a empresa também lançou outros comerciais do sanduíche, sempre apostando no famoso jingle. Ou seja, quando ele começava a sumir da nossa memória, a TV apresentava uma nova propaganda e a composição retornava na mente de todos nós.
Mais uma propaganda cuja música não saia de nossas cabeças era a da propaganda do Guaraná Antártica. Nela, era apresentada uma combinação super querida pelos brasileiro: Pipoca e guaraná, com uma canção para lá de chiclete.
A música fez tanto sucesso que a própria empresa fez outras versões mudando algumas partes da letra, e até mesmo a combinação de bebida e outro item. Entretanto, nenhuma teve o mesmo sucesso que a original.
Além de saber lidar com as suas críticas com bom humor, o goleiro Dida também soube fazer uma grana com um dos seus maiores problemas. Durante as Olimpíadas de 1996, o jogador era muito criticado por não saber sair da área em lances de cruzamento. Tanto que o narrador Galvão Bueno frequentemente o criticava com o bordão “Sai do Gol Dida!”.
A montadora Volkswagen aproveitou a situação para fazer uma propaganda do novo modelo de um dos seus mais famosos carros: o Gol. Para isso, ela montou um comercial onde Zagallo, o técnico da seleção na ocasião, tentava convencer Dida a sair do gol, terminando o apelo com a famosa frase. Só que o Gol em questão era o carro, de onde o goleiro não queria sair de jeito algum.
Se você não teve oportunidade de assistir essas propagandas quando eram veiculadas na TV, saiba que esses comerciais marcaram a história da publicidade no Brasil, e até hoje são lembrados com muita saudade.
Confira matéria no Tecmundo
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