Home / Projeto #FakeToFora quer ajudar jovens eleitores a evitarem as fake news
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Projeto #FakeToFora quer ajudar jovens eleitores a evitarem as fake news

Fonte: Canaltech

3 de abril de 2022

Com a proximidade das eleições, é muito importante saber sobre os projetos existentes e principalmente sobre a veracidade das informações que circulam no mundo offline e online durante esse período. Com esse intuito, o Instituto Palavra Aberta criou, por meio do EducaMídia, o projeto #FakeToFora para envolver os jovens nas eleições de 2022.

A iniciativa busca incentivar educadores e estudantes de todo o país a promover a importância das atitudes e reflexões entre o público jovem que se prepara para votar, por meio de materiais gratuitos divididos em seis módulos — com objetivos curriculares e midiáticos.

Os materiais contam com aulas sobre democracia, pesquisa eleitoral, resultados das pesquisas, processo eleitoral, urna eletrônica, difamação e desinformação. As palestras podem ser desenvolvidas separadamente ou em trilha única pelos docentes, conforme a proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio.

O projeto também elaborou um módulo — disponibilizado ao final das aulas — que permite aos estudantes criarem coletivos ou clubes de checagem, com o objetivo de tornar a leitura crítica e reflexiva das informações um hábito entre eles.

“A maneira como nos relacionamos com as informações — seja na hora de consumir, produzir e compartilhar — tem papel fundamental em uma eleição. É por meio delas que tomamos consciência dos problemas e desafios de nossas comunidades, cidades e país, e ficamos sabendo das propostas dos candidatos para resolvê-los”, explica o Instituto Palavra Aberta.

O projeto conta com o apoio do Google e do Facebook — que têm uma grande responsabilidade no campo das informações no meio digital —, além de instituições, plataformas informativas e órgãos governamentais como o Politize, Comprova e TSE. Para saber mais informações sobre a iniciativa basta acessar a página oficial #FakeToFora.

Confira matéria no Canaltech

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.