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Pesquisa traça fotografia do profissional de mídia no Brasil

Fonte: Portal da Propaganda

14 de novembro de 2023

O Grupo de Mídia de São Paulo e a Kantar IBOPE Media apresentam o resultado de uma pesquisa quantitativa, que realizaram em parceria, com o propósito de traçar uma fotografia do profissional de mídia no Brasil. O objetivo foi municiar a entidade de informações para que ela ofereça cursos e oportunidades de qualificação ainda mais assertivos para as necessidades dos profissionais

Feita online e batizada “Que Mídia é essa?”, a pesquisa ouviu 437 profissionais de mídia de agências de publicidade e mídias de clientes e veículos, identificando quais são os gaps atuais que eles apontam para a sua formação e desenvolvimento na atividade. Outro ponto, tão importante quanto a formação, levantado pelos respondentes, é a necessidade de um plano de carreira, hoje inexistente ou oferecidos em formatos variados e flexíveis demais

Em 2023 o Grupo de Mídia começou a oferecer cursos com foco em aumentar a diversidade e inclusão de profissionais entrantes na área de mídia e, para 2024, além dessa meta, a entidade também pretende oferecer ao mercado uma formação técnica que seja agnóstica e ampla, ou seja, que aborde conceitos que promovam uma visão integrada de todos os canais e plataformas, como por exemplo, modelos de atribuição com perspectiva neutra para todos os meios

“A pesquisa nos mostrou um ponto sobre o qual já tínhamos percepção: que o mercado sentia falta de cursos de especialização técnica que sejam completos, sem o viés exclusivo de uma plataforma ou outra, abordando todos os grandes temas de maneira agnóstica e gratuita, e isso passa a ser observado com mais atenção pelo Comitê de Educação do Grupo de Mídia”, afirma Aline Moda, que integra o Comitê de Educação do GM. Ela ressalta que além da formação de novos profissionais, a entidade também quer estimular a reciclagem dos conhecimentos técnicos dos profissionais que já estão em atividade.

“Fomentar e capacitar o mercado de mídia é um dos pilares de atuação da Kantar IBOPE Media. Neste sentido, apoiar o Grupo de Mídia de São Paulo na realização dessa pesquisa nacional coloca parâmetros claros sobre os gaps no desenvolvimento dos profissionais, criando bases para um setor cada vez mais preparado para os desafios atuais e futuros”, diz Adriana Favaro, Diretora de Desenvolvimento de Negócios da Kantar IBOPE Media.

Dados da pesquisa

Ao serem perguntados sobre quais são os skills que consideram mais necessários para o profissional de mídia da atualidade, 87% dos responderam à pesquisa disseram que é Conhecimento Estratégico, 81% disseram que é Conhecimento Técnico, 69% apontaram Conhecimento de Dados, 62% indicaram Conhecimento em Performance e 50% Conhecimento de Negócios. Conhecimento de Growth foi indicado por 35%; e 28% Conhecimento de Social.

Já quando perguntados do que mais sentem falta no mercado para formar profissionais com essas skills, 59,3% indicaram Cursos Formativos de Qualidade; 45,2% disseram Gestores Bem-preparados; 45,1% indicaram que sentem falta de Incentivos para despertar interesse em profissionais que atuam e que querem se formar na área. Já 36,4% apontaram a necessidade de Planos de Carreira sólidos e transparentes; e 24,6% indicaram Atratividade Financeira e de Benefícios.

Todos os 437 profissionais que responderam à pesquisa atuam com publicidade, sendo que 98% deles estão atuantes, trabalhando no mercado. A maioria (73%) trabalha em agências, 19% em veículos, 5% em anunciantes, 2% em plataformas de tecnologia e 2% em instituição de pesquisa, sendo que 71% têm posto de Diretor, Gerente ou Supervisor. Dos respondentes, 56% são do sexo feminino e 44% do sexo masculino. 88% têm entre 25 e 54 anos de idade

Considerando a área de atuação, as especializações dos profissionais que responderam é de Channel Planning (64%), Audiência (45%), Operação (37%), Performance (34%), Mídia do anunciante/marca (33%), Análise de Dados (30%) e Social Analytics and Listening (7%). 13% responderam “Outros”.

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