Home / Pesquisa da McCann analisa os perfis das famílias em 2023
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Pesquisa da McCann analisa os perfis das famílias em 2023

Fonte: Meio e Mensagem

25 de outubro de 2023

Após oito anos desde estudo passado, o Grupo McCann realizou mundialmente a pesquisa “A Verdade sobre as Famílias Modernas”. Com foco em entender quais novos aspectos, interesses e formatos das famílias atuais, o levamento foi realizado pela Truth Central, do McCann Worldgroup. A unidade de pesquisa e inteligência da rede de comunicação entrevistou cerca de 55.000 pessoas, sendo estes pais, mães e pessoas sem filhos, de 28 países diferentes.

Para a McCann, os novos aspectos da paternidade e maternidade precisam ser acompanhados por novos modelos de marketing. Sobretudo, quando o debate passa a ser a necessidade de soluções e informações para temas complexos. Para 66% dos pais e mães, quando se trata de tomar boas decisões parentais, existe muita informação conflitante nas redes sociais e internet, como um todo. Um aumento de 15% em comparação ao percentual de 53% em 2015.

Com nuances culturais, o comportamento moderno sobre a paternidade e a maternidade mudou ao longo do tempo. Quase metade (47%) dos pais diz ter questionado a decisão de ter filhos, enquanto isso, 50% dos pais e mães acreditam que todas as pessoas têm a responsabilidade de ter filhos. Globalmente, 35% dos que não são pais dizem que não planejam ter filhos, em contrapartida, 28% estão indecisas. A maior proporção vive no Canadá (60%), Reino Unido (53%), França (52%), EUA e Alemanha (51%). Além disso, para dois em cada dez  pais e mães entrevistados, ter um filho não faz parte da própria personalidade ou os define enquanto pessoas.

Pesquisa coloca família em xeque

O conceito de família é amplo, contudo, em termos estatísticos a família heteronormativa – aquela formada por indivíduo masculino e feminino, biologicamente – é a união mais comum nos locais. Globalmente, 57% das pessoas em todo o mundo dizem que as famílias são determinadas pelo nascimento e 43% dizem que as famílias são escolhidas. Apesar da norma cultural estabelecida, dentre os indivíduos da comunidade LGBTQIA+, 54% acreditam que as famílias são compostas por pessoas escolhidas. No Brasil, 46% acreditam que as famílias são determinadas pelo nascimento.

Um dos temas que passaram a ser abordados pela mídia e pelo entretenimento foi a aproximação do relacionamento entre pais e mães com seus filhos. Para 2/3 dos pais e mães, ser amigos dos próprios filhos é um tema importante ao mesmo tempo que dizem que querem que a prole os conheça pela verdadeira personalidade. Nesse sentido, outro debate comum no seio familiar é a sobrecarga dos membros femininos com os deveres da criação. Mas, na pesquisa, 55% dos pais dizem que os homens são melhores pais do que costumavam ser, em comparação com 50% em 2015. Fenômeno que tece maior destaque em países em desenvolvimento, como Índia, Tailândia e Turquia.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.