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ONG usa Messi e alienígenas para alertar jovens sobre fake news nas eleições

Fonte: Meio e Mensagem

2 de setembro de 2022

Instituto Palavra Aberta, em parceria com a WE, lança campanha que busca conscientizar a população sobre os perigos da desinformação nas eleições

Com um investimento previsto de R$250 mil, o Instituto Palavra Aberta lança uma campanha em defesa da democracia e de incentivo à juventude em participar do processo eleitoral brasileiro. Intitulada de “É fake News?” as ações têm como mote a checagem de informação : “A pergunta é sempre a melhor resposta. E na dúvida, pratique o VAR: Verifique Antes de Repassar”.

Em comunicado, o Instituto diz que a ideia para a iniciativa surgiu a partir da experiência da organização nas últimas eleições, pelo alto índice de desinformação e notícias falsas circulando nas redes sociais.

Criada em parceria com a agência We, os três filmes que compõe a ação têm como pano de fundo o futebol, alienígenas e, até mesmo, um ‘fake Messi’. Confira a seguir algumas peças das ações.

O Instituto Palavra Aberta é uma organização sem fins lucrativos que defende a liberdade de imprensa, de ideias e opiniões. A ONG surgiu por meio da parceria entre a Associação Nacional de Jornais – ANJ, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão – ABERT, Associação Nacional de Editores de Revistas – ANER e Associação Brasileira de Agências de Propaganda – ABAP.

Confira matéria no Meio e Mensagem

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A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.