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Modelo híbrido de trabalho será o mais adotado pelas agências de publicidade

Fonte: Propmark

1 de dezembro de 2021

Pesquisa do sistema Sinapro/Fenapro constatou que 41% das agências já operam no modelo de trabalho híbrido e 59% vão adotá-lo em definitivo

Uma pesquisa realizada pelo Sistema Sinapro/Fenapro com 288 agências de 16 estados mais o Distrito Federal apontou que o modelo híbrido de trabalho foi impulsionado durante a pandemia e será o mais adotado entre as agências de publicidade do país em 2022. Cerca de 41% das agências entrevistadas já estão operando assim.

O modelo de trabalho remoto, amplamente adotado pela maioria das agências a partir do início da pandemia, aparece quase empatado com o modelo presencial, ambos com 29%, de acordo com a pesquisa.

Sobre o futuro do modelo de trabalho, 59% das agências responderam que irão adotar o modelo híbrido, enquanto 33% afirmaram que voltaram ao modelo presencial, após o termino da pandemia, e 8% permaneceram com o trabalho remoto.

Segundo a pesquisa, 33% das agências que responderam que vão adotar o presencial ou híbrido, disseram que irão voltar ainda neste ano, enquanto 34% pretendem voltar em 2022 e 31% não tem previsão ou não pretendem voltar aos escritórios.

“Muitas agências perceberam que o trabalho híbrido pode ser interessante tanto para os funcionários, que podem aumentar sua qualidade de vida e o rendimento profissional, quanto para as empresas, que cortaram custos relacionados ao trabalho presencial e encontraram uma forma de sobreviver com o trabalho realizado no modelo remoto. Por isso, o modelo híbrido de trabalho veio para ficar”, avaliou Daniel Queiroz, presidente da Fenapro.

Os níveis de adesão ao trabalho híbrido, presencial ou remoto variam de acordo com o Estado. Nas agências do Distrito Federal (DF), Espírito Santo (ES), Rio Grande do Norte (RN), Minas Gerais (MG) e São Paulo (SP), o trabalho remoto ainda deverá se manter no futuro próximo, em percentuais que vão de 6%, caso do Espírito Santo, até 13%, nas agências de São Paulo, enquanto em estados como Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ) e Santa Catarina (SC), a tendência é que o trabalho remoto não seja mais adotado pelas agências, mas sim o trabalho híbrido.

Por outro lado, foi observado que Paraná (PR) e em Santa Catarina (SC), o trabalho presencial foi maioria mesmo durante o período de pandemia, em índices de 35% e 58%, respectivamente, e deve permanecer assim. 

Confira abaixo o resultado da pesquisa nacional e de cada estado:

Resultado Nacional (Geral) – 288 agências

Amazonas (AM) – 01 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Trabalho Remoto – 100%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Modelo Híbrido – 100%

Bahia (BA) – 56 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 29%

Remoto – 25%

Presencial – 46%

*Bahia não respondeu sobre futuro do modelo adotado

Ceará (CE) – 04 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 25%

Presencial – 75%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 59%

Presencial – 33%

Remoto – 8%

Distrito Federal (DF) – 11 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 55%

Remoto – 36%

Presencial – 9%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 64%

Presencial – 27%

Remoto – 9%

Espírito Santo (ES) – 16 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 50%

Remoto – 25%

Presencial – 25%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 68%

Presencial – 25%

Remoto – 6%

Goiás (GO) – 12 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 84%

Remoto – 8%

Presencial – 8%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 75%

Presencial – 17%

Remoto – 8%

Maranhão (MA) – 05 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 66%

Presencial – 33%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 100%

Minas Gerais (MG) – 42 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 48%

Remoto – 33%

Presencial – 19%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 71%

Presencial – 22%

Remoto – 7%

Mato Grosso (MT) – 05 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Presencial – 100%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Presencial – 100%

Pará (PA) – 04 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 50%

Remoto – 25%

Presencial – 25%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 75%

Presencial – 25%

Paraíba (PB) – 04 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 50%

Remoto – 50%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 50%

Remoto – 50%

Pernambuco (PE) – 26 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 46%

Remoto – 27%

Presencial – 27%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 58%

Presencial – 34%

Remoto – 8%

Paraná (PR) – 16 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 50%

Remoto – 19%

Presencial – 31%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 56%

Presencial – 44%

Remoto – 0%

Rio de Janeiro (RJ) – 11 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Remoto – 72%

Presencial – 27%

Híbrido – 0%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 64%

Presencial – 27%

Remoto – 9%

Rio Grande do Norte (RN) – 11 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 64%

Remoto – 18%

Presencial – 18%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 64%

Presencial – 27%

Remoto – 9%

Santa Catarina (SC) – 17 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 29%

Remoto – 12%

Presencial – 59%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 51%

Presencial – 49%

Remoto – 0%

São Paulo (SP) – 47 agências

Em qual modelo as agências estão operando atualmente:

Híbrido – 34%

Remoto – 45%

Presencial – 21%

Qual modelo será adotado em definitivo por sua agência?

Híbrido – 50%

Presencial – 36%

Remoto – 14%

Confira a matéria no Propmark.

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Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.