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24 de maio de 2023
Com o objetivo de mapear a percepção dos usuários do metrô paulistano a respeito dos anúncios publicitários presentes nesse ambiente – e de munir os anunciantes e agências com insights a respeito de como utilizar a mídia exterior de forma criativa – a JCDecaux encomendou uma pesquisa ao Instituto Datafolha, denominada “A Cara de São Paulo”.
Os primeiros resultados do estudo foram apresentados em um evento realizado pela JCDecaux nesta terça-feira, 23, em São Paulo A pesquisa foi realizada no fim de 2022 e ouviu 8.700 pessoas, usuários do metrô da capital paulista.
O dado mais emblemático da pesquisa, na visão da JCDecaux, é a grande aceitação, por parte dos usuários do transporte público, em relação aos anúncios publicitários presentes nos ambientes do metrô.
Embora a empresa esperasse uma avaliação positiva em relação à publicidade presente no metrô, o resultado surpreendeu. “O mais interessante do estudo é que as pessoas que melhor avaliaram os anúncios publicitários são aquelas que utilizam o metrô com maior frequência, praticamente todos os dias”, pontua Victor Nogueira, gerente de business solutions da JCDecaux Brasil e um dos responsáveis pelo estudo.
Na visão do profissional, a pesquisa desmistifica algumas impressões que as pessoas poderiam ter acerca da mídia out-of-home, sobretudo a ideia de que, por estarem sempre apressadas ao utilizarem o transporte público, as pessoas não observam a publicidade. “O OOH tem a questão de ser orgânico, de não interromper e nem atrapalhar o fluxo das pessoas. Isso faz com que elas prestem atenção e não tenham aversão a esse tipo de mídia”, analisa.
Outro ponto destacado pela empresa no estudo é a alta propensão dos usuários do metrô a interagir, de diferentes maneiras, com os anúncios publicitários. Segundo a pesquisa, 90% consideram a possibilidade de interagir com os anúncios.
Dentre esse público, 47% têm o hábito de tirar fotos ou gravar vídeos dos anúncios para postar nas redes sociais; 45% pegam brindes quando as marcas promovem alguma distribuição; 29% interagem com as telas e ações e 22% têm o hábito de escanear o QR Code que aparece nas telas.
“A pesquisa apontou que as pessoas, de forma geral, consideram o metrô como uma boa experiência e a publicidade acaba fazendo parte desse contexto. Essas possibilidades de interações com conteúdo que chame a atenção, portanto, acabam sendo bem-vindas”, comenta Silvia Ramazzotti, diretora de marketing da JCDecaux no Brasil.
Silvia pontua que, além de diversos insights a respeito do público nas diferentes linhas paulistanas, a pesquisa destaca, para o mercado publicitário, a importância de planejar campanhas e ações de marketing que considerem as especificidades do meio OOH.
“Por algum tempo, as agências e anunciantes falavam em replicar campanhas digitais ou de outros meios para o out-of-home, adaptando o material. Hoje já temos diversas agências voltadas ao meio, com criações específicas para ele. É preciso que aconteça um movimento de evolução da criatividade, da mesma forma que houve com o digital”, analisa Silvia.
Os profissionais da JCDecaux também destacam que o estudo – cujos insights serão trabalhados pela empresa junto a seus clientes – também colaboram para desconstruir a imagem que parte do mercado pode ter a respeito do metrô como uma plataforma de mídia.
“A pesquisa tira qualquer ideia de que o metrô não era um ambiente qualificado. É um espaço onde 90% da população que por ali circula é economicamente ativa, o que o torna muito qualificado, em termos de negócios. Queremos que essa pesquisa seja extrapolada para que dê ao mercado uma visão mais ampla sobre o potencial do meio”, diz o gerente de business solutions.
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