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14 de junho de 2022
Resultado do ano anterior é 29% superior ao registrado em 2020, período de maiores restrições pela Covid-19
O mercado publicitário brasileiro movimentou aproximadamente R$ 69 bilhões em compra de mídia em 2021, de acordo com o levantamento da Kantar Ibope Media.
O resultado do ano anterior é 29% superior ao registrado em 2020, período de maiores restrições pela Covid-19, quando o setor totalizou um investimento de R$ 49 bilhões. Mas a principal notícia do estudo é que o setor já superou os patamares anteriores à pandemia.
“O mercado publicitário viu as marcas cortarem os seus investimentos em 2020. No ano passado, mesmo com alguns reflexos da doença na economia, as empresas voltaram a investir na comunicação”, explica a diretora da Kantar Ibope Media, Viviane Vela.
Conforme o levantamento, mais de 90% do total em compra de mídia foram realizados por 15 segmentos da economia. No topo do ranking estão os setores de serviços ao consumidor (20%), comércio (19%) e financeiro e securitário (10%).
Desde que a Kantar Ibope Media começou a compilar dados de investimento publicitário, há sete anos, essa é a primeira vez que o setor de comércio não aparece na primeira colocação do estudo.
Outro aspecto importante na retomada do capital no mercado criativo se deu com a entrada de novos anunciantes. Os dados da pesquisa — que tem o título Insider Advertising, ou Por Dentro da Publicidade — apontam que o número de empresas investindo em propaganda cresceu 22% em relação a 2020 e 47% na comparação com 2019.
“A maior parte desses entrantes têm atuação forte no digital, mas eles anunciam em todos os espaços publicitários”, destaca a presidente da Kantar Ibope Media no Brasil, Melissa Vogel.
Conforme apurou a reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, na lista empresas que mais investiram em publicidade em 2021 estão nomes como a rede social chinesa TikTok, o e-commerce asiático Shopee e o aplicativo de compras de supermercados Cornershop.
Além de retomar o crescimento nos valores investidos, o mercado publicitário voltou a alocar recursos em inserções que acabaram sendo deixadas de lado por causa das limitações de movimentação de pessoas impostas da pandemia.
Um dos destaques, segundo a pesquisa, foi o avanço nas campanhas em mobiliários urbanos, como os painéis digitais, relógios de rua e outdoors, que registraram crescimento de 39% de um ano para o outro.
A Insider Advertising ainda avaliou a recepção do público às campanhas. Em 2021, 70% dos espectadores disseram estar atentos aos anúncios das marcas, 10 pontos porcentuais a mais que o registrado em 2020.
Além disso, quase metade dos brasileiros disseram levar em conta a publicidade na hora de fazer compras.
Para a CEO da agência ID/TBWA, Camila Costa, os resultados positivos em 2021 já “carregam” reflexos positivos para 2022.
A executiva acredita que os anunciantes têm aumentado seus orçamentos ao mesmo tempo em que vão diversificando as plataformas de seus anúncios. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Confira matéria na CNN
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