Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected] Idioma:
PT-BR
Idioma:
ESP
Idioma:
ENG
15 de abril de 2025
Marcia Esteves, sócia e CEO da Lew’Lara\TBWA, foi reeleita presidente nacional da ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário – nesta terça-feira, dia 15 de abril de 2025. A executiva cumprirá o seu segundo mandato consecutivo à frente da associação.
A votação em Assembleia Geral Ordinária também reconduziu aos seus cargos a diretoria que vem acompanhando Marcia desde a primeira eleição, em 2023: Antonio Fadiga, CEO da Artplan, como Vice-Presidente e Luiz Leite, CFO da Ogilvy, como Diretor Financeiro, além dos Diretores Americo Neto, CEO da ViaMídia, Nelson Vilalva, CEO e sócio da NOVA, Adriana Machado, CEO da Tom Comunicação, e Maria Laura Nicotero, da Nico.ag, que integra a Diretoria Nacional nesse biênio. Como Diretora Executiva, Mariana Panhoni.
Marcia Esteves é a primeira mulher a ocupar o cargo na história da entidade. O mandato da chapa vai até o dia 30 de abril de 2027. Após a confirmação do novo mandato de dois anos neste dia 15 de abril, a presidente comentou sobre o resultado:
“Ser reeleita para a presidência da ABAP é mais do que uma honra — é uma responsabilidade com o futuro da nossa indústria. Seguimos com o compromisso de fortalecer a publicidade brasileira, ampliando o diálogo com nossos associados de todo o Brasil, com o mercado, com a sociedade e com as novas gerações de profissionais.”
A diretora executiva Mariana Panhoni reforçou o compromisso da ABAP em representar o ecossistema publicitário de forma coletiva, estratégica e propositiva e acrescentou:
“A Assembleia de hoje marca mais um passo importante no fortalecimento institucional da ABAP. Nos últimos dois anos, além de aprimorar nossos processos internos e governança, intensificamos nossa atuação em advocacy e presença ativa nos principais fóruns do setor, como Conar e Cenp, além de órgãos governamentais como a Secom. E os frutos desse trabalho começam a se materializar agora, com uma série de ações que serão lançadas neste primeiro semestre.”
Há 75 anos defendendo o segmento de publicidade
Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP nasceu para representar as agências de publicidade frente ao governo, ao mercado e à sociedade.
Em 2023, ao ser escolhida como presidente, Marcia Esteves iniciou uma série de ações para modernização e aprimoramento da instituição, e a principal foi a nova denominação da entidade: ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário.
O novo estatuto e a nova denominação trouxeram a possibilidade de atender às transformações do segmento, abraçando empresas de comunicação e publicidade de diferentes atuações e empresas que facilitam a conexão entre anunciantes e publicadores.
Foco no futuro e valorização da criatividade
A ABAP tem foco no futuro e na modernização, sem deixar de lado a valorização da criatividade e dos profissionais que fazem o mercado publicitário brasileiro o mais celebrado e premiado do mundo. Busca oferecer às suas associadas um espaço plural, com encontros regionais como o RoadShow, webinars com temas em alta no mercado, convênios com instituições de ensino e parcerias institucionais para o desenvolvimento do setor.
Outra frente importante é a expansão de regionais pelo Brasil. Em 2023, inaugurou o 11º capítulo, em Brasília, um mercado com grande potencial de negócios. Na área de fomento ao conhecimento, prepara para breve a divulgação de pesquisas sobre o cenário da publicidade brasileira.
Através da presença em eventos e premiações, a ABAP está mostrando às associadas e a todo o mercado seu novo posicionamento, que estimula a modernização sem deixar de lado o talento humano.
Veja a lista dos membros da Diretoria Nacional, Diretorias Regionais e Conselho Superior da ABAP para o biênio 2025-2027
Diretora Nacional
Diretorias Regionais
Conselho Superior
Quem é Marcia Esteves
Com mais de 20 anos de experiência no mercado de agências, Marcia Esteves é a primeira mulher a ocupar a presidência nacional da ABAP em 75 anos de história da Associação. A gestão foi entre 2023 e 2025. Reconhecida pela sua paixão pela comunicação, como um todo, a executiva realizou importantes ajustes e ações em sua primeira gestão. Teve sempre com o objetivo de promover conexões, incentivar a melhoria dos negócios das agências e conduzir transformações no presente com visão para o futuro.
Marcia tem especialização em marketing pelo Instituto Europeo di Design em Milão, na Itália, MBA na Fundação Getúlio Vargas. Além de ter feito programas na Omnicom University (em Boston) e na Universidade de Tel Aviv. Em seu currículo profissional, ela tem atuação em países como Estados Unidos, Austrália, Itália e Espanha. Também liderou a comunicação de marcas como Pepsico, P&G, Nissan, Netflix, cerveja Devassa entre outras.
Como membro de entidades do setor, é também conselheira da RME e fez parte do conselho de algumas das principais entidades que regem o mercado de comunicação, como o CONAR, CENP e IAB. Marcia também é membro do Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing – ABRAMARK.
Em 2023, ela integrou a lista das 50 Mulheres de Impacto da América Latina, segundo a Bloomberg Línea. No ano anterior, foi eleita a 8ª mais influente (Creator) das áreas de Advertising & PR no Linkedin Brasil (Favikon). E teve o seu nome entre os profissionais mais admirados do mercado de comunicação em 2020, 2022 e 2024 pela pesquisa Scopen.
A executiva coleciona conquistas em premiações. Como o ícone da propaganda no Prêmio Affonso Serra, Women to Watch e Profissional do Ano da Propaganda, diversos prêmios no Festival Lions Cannes, Effie e El Ojo, e indicação ao Prêmio Caboré.
– Se sua agência não é associada à ABAP, clique aqui. E saiba como participar e fortalecer nosso ecossistema com criatividade e ter acesso a benefícios ao seu negócio.
– Aproveite para assinar a nossa Newsletter semanal, a Conexão ABAP. Acesse aqui, e acompanhe as nossas redes sociais como Instagram e LinkedIn.
Compartilhar
A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.
Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.
Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected]