Home / ABAP reelege Marcia Esteves na presidência e Diretorias Nacional e Regionais
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

ABAP reelege Marcia Esteves na presidência e Diretorias Nacional e Regionais

Fonte: Texto de Lina Marques, da Simbiose Conteúdo, para ABAP

15 de abril de 2025

Marcia Esteves, sócia e CEO da Lew’Lara\TBWA, foi reeleita presidente nacional da ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário – nesta terça-feira, dia 15 de abril de 2025. A executiva cumprirá o seu segundo mandato consecutivo à frente da associação.

A votação em Assembleia Geral Ordinária também reconduziu aos seus cargos a diretoria que vem acompanhando Marcia desde a primeira eleição, em 2023: Antonio Fadiga, CEO da Artplan, como Vice-Presidente e Luiz Leite, CFO da Ogilvy, como Diretor Financeiro, além dos Diretores Americo Neto, CEO da ViaMídia, Nelson Vilalva, CEO e sócio da NOVA, Adriana Machado, CEO da Tom Comunicação, e Maria Laura Nicotero, da Nico.ag, que integra a Diretoria Nacional nesse biênio. Como Diretora Executiva, Mariana Panhoni.

Marcia Esteves é a primeira mulher a ocupar o cargo na história da entidade. O mandato da chapa vai até o dia 30 de abril de 2027. Após a confirmação do novo mandato de dois anos neste dia 15 de abril, a presidente comentou sobre o resultado:

“Ser reeleita para a presidência da ABAP é mais do que uma honra — é uma responsabilidade com o futuro da nossa indústria. Seguimos com o compromisso de fortalecer a publicidade brasileira, ampliando o diálogo com nossos associados de todo o Brasil, com o mercado, com a sociedade e com as novas gerações de profissionais.”

A diretora executiva Mariana Panhoni reforçou o compromisso da ABAP em representar o ecossistema publicitário de forma coletiva, estratégica e propositiva e acrescentou: 

“A Assembleia de hoje marca mais um passo importante no fortalecimento institucional da ABAP. Nos últimos dois anos, além de aprimorar nossos processos internos e governança, intensificamos nossa atuação em advocacy e presença ativa nos principais fóruns do setor, como Conar e Cenp, além de órgãos governamentais como a Secom.  E os frutos desse trabalho começam a se materializar agora, com uma série de ações que serão lançadas neste primeiro semestre.”

Há 75 anos defendendo o segmento de publicidade

Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP nasceu para representar as agências de publicidade frente ao governo, ao mercado e à sociedade.

Em 2023, ao ser escolhida como presidente, Marcia Esteves iniciou uma série de ações para modernização e aprimoramento da instituição, e a principal foi a nova denominação da entidade: ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. 

O novo estatuto e a nova denominação trouxeram a possibilidade de atender às transformações do segmento, abraçando empresas de comunicação e publicidade de diferentes atuações e empresas que facilitam a conexão entre anunciantes e publicadores.

Foco no futuro e valorização da criatividade

A ABAP tem foco no futuro e na modernização, sem deixar de lado a valorização da criatividade e dos profissionais que fazem o mercado publicitário brasileiro o mais celebrado e premiado do mundo. Busca oferecer às suas associadas um espaço plural, com encontros regionais como o RoadShow, webinars com temas em alta no mercado, convênios com instituições de ensino e parcerias institucionais para o desenvolvimento do setor.

Outra frente importante é a expansão de regionais pelo Brasil. Em 2023, inaugurou o 11º capítulo, em Brasília, um mercado com grande potencial de negócios. Na área de fomento ao conhecimento, prepara para breve a divulgação de pesquisas sobre o cenário da publicidade brasileira.

Através da presença em eventos e premiações, a ABAP está mostrando às associadas e a todo o mercado seu novo posicionamento, que estimula a modernização sem deixar de lado o talento humano. 

Veja a lista dos membros da Diretoria Nacional, Diretorias Regionais e Conselho Superior da ABAP para o biênio 2025-2027

Diretora Nacional

Diretorias Regionais

  • MG: Grasiela Scalioni – Presidente da ABAP-MG e CEO da Lápis Raro; Paulo Augusto Caram Nascif – Diretor da ABAP-MG e VP de Criação da 18 Comunicação; e Sylvia Alves Pina – Diretor da ABAP-MG e sócia diretora da Loggia.
  • RS: Alexandre Brandão Skowronsky – Presidente da ABAP-RS e Founder & Diretor de Estratégia e Novos Negócios da Global, Jair de Mattos Rodrigues – Diretor da ABAP-RS e Sócio – Administrador da Matriz Comunicação e Design de Negócios e Renata da Cunha Schenkel – Diretora da ABAP-RS da Escala.
  • MT: Álvaro de Carvalho – Presidente da ABAP-MT e Founder & CEO da Soul; Ziad Adnan Fares – Diretor da ABAP-MT e Presidente da ZF Comunicação; e Adriana Rosana Guedes Sé – Diretora da ABAP-MT e Presidente da DMD Comunicação.
  • BA: Laura Mello Passos – Presidente da ABAP-BA e sócia diretora da Engenhonovo; Michele Estevez Cartaxo – Diretora da ABAP-BA e da Propeg; e Paula Cerviño Carvalho – Diretora da ABAP-BA e da Morya.
  • CE: Thiago Façanha Xenofonte Rocha – Presidente da ABAP-CE e Presidente da Mulato Comunicação; André Moreira Nogueira – Diretor da ABAP-CE e Presidente da Flex And Comunicação; e Eduardo Castro Alves Câmara – Diretor da ABAP-CE e da Ágil Comunicação e Marketing.
  • PR: Rodrigo Havro Rodrigues – Presidente da ABAP-PR e vice-presidente executivo da Ópus Multipla; Walter Korneiczuk – Diretor da ABAP-PR e Presidente da Turbo Ideias Potentes; e Mario Cosmo D’Andrea – Diretor da ABAP-PR e Presidente da D’om Soluções Improváveis.
  • RJ: Igor Pinheiro Binder – Presidente da ABAP-RJ e Diretor de atendimento da Binder; Fabiane Lacerda Seara – Diretora da ABAP-RJ e Sócia / COO / Diretora De Atendimento da Brick; e Lincoln de Bastos Curado Neto – Diretor da ABAP-RJ e Diretor de Atendimento da E3 Comunicação.
  • AL: Fernanda Benamor de Araujo Jorge Cansanção – Presidente da ABAP-AL e CEO da Duck Comunicação; Luciano Andé de Oliveira Quirino – Diretor da ABAP-AL e Diretor de Criação / Planejamento da Artecetera (TAL Propaganda); e Warney de Carvalho Lima – Diretor da ABAP-AL e presidente da Disrupy.
  • PE: Anselmo Campelo de Albuquerque Júnior – Presidente da ABAP-PE e da Lean Agency; Renata Ribeiro de Gusmão – Diretora da ABAP-PE e da Blackninja Propaganda; e Juliana Barbosa Queiroz – Diretora da ABAP-PE e Diretora da Ampla.
  • PB: Ruy Dantas – Presidente da ABAP-PB e CEO da Sin Comunicação; Victor Martins Paiva – Diretor da ABAP-PB  Diretor Associado da Sala 10; e Andréa Santiago Soares – Diretora da ABAP-PB e Diretora de Novos Negócios da Antares Comunicação.
  • BSB: Audrey Buglian – Presidente da ABAP-BSB e CEO da Nacional Comunicação; Ana Carolina Malta – Diretora da ABAP-BSB e da Artplan; e Sidney Campos Silva – Diretor da ABAP-BSB e da Fields.

Conselho Superior

  • Alessandra Raymundo Sant Ana – CEO da W3Haus
  • Carlos Scappini – Sócio da Mynd e BillBoard
  • Duda Guedes – Diretora Geral da Propeg
  • Eduardo Simon – Fundador e CEO da Galeria
  • Erh Ray – CEO da BETC/Havas
  • Fabia Juliasz – CEO da VML Marketdata
  • Fabiana Bruno – Fundadora e CEO da Suba
  • Filipe Bartholomeu – Sócio-Presidente e CEO da AlmapBBDO
  • Humberto Pandolpho – Presidente e Sócio da Calia Comunicação
  • Ian Black – CEO da New Vegas
  • Marcio Miritello Santoro – Copresidente da Africa Creative
  • Maria Laura Quintino Nicotero – CEO da Nico.ag
  • Marlene Bregman – Consultora de Planejamento Estratégico da Leo Burnett
  • Paula Puppi – CTO da WPP
  • Pipo Calazans – Copresidente e CEO da DM9
  • Queiroz Filho – CEO da Ampla
  • Ricardo Franken – CEO da Omnicom Media Group Brazil e Co-CEO da Outpromo
  • Ruy Dantas – CEO da Sin Comunicação

Quem é Marcia Esteves

Marcia Esteves, presidente da ABAP

Com mais de 20 anos de experiência no mercado de agências, Marcia Esteves é a primeira mulher a ocupar a presidência nacional da ABAP em 75 anos de história da Associação. A gestão foi entre 2023 e 2025. Reconhecida pela sua paixão pela comunicação, como um todo, a executiva realizou importantes ajustes e ações em sua primeira gestão. Teve sempre com o objetivo de promover conexões, incentivar a melhoria dos negócios das agências e conduzir transformações no presente com visão para o futuro.

Marcia tem especialização em marketing pelo Instituto Europeo di Design em Milão, na Itália, MBA na Fundação Getúlio Vargas. Além de ter feito programas na Omnicom University (em Boston) e na Universidade de Tel Aviv. Em seu currículo profissional, ela tem atuação em países como Estados Unidos, Austrália, Itália e Espanha.  Também liderou a comunicação de marcas como Pepsico, P&G, Nissan, Netflix, cerveja Devassa entre outras.

Como membro de entidades do setor, é também conselheira da RME e fez parte do conselho de algumas das principais entidades que regem o mercado de comunicação, como o CONAR, CENP e IAB. Marcia também é membro do Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing – ABRAMARK.

Em 2023, ela integrou a lista das 50 Mulheres de Impacto da América Latina, segundo a Bloomberg Línea. No ano anterior, foi eleita a 8ª mais influente (Creator) das áreas de Advertising & PR no Linkedin Brasil (Favikon). E teve o seu nome entre os profissionais mais admirados do mercado de comunicação em 2020, 2022 e 2024 pela pesquisa Scopen. 

A executiva coleciona conquistas em premiações. Como o ícone da propaganda no Prêmio Affonso Serra, Women to Watch e Profissional do Ano da Propaganda, diversos prêmios no Festival Lions Cannes, Effie e El Ojo, e indicação ao Prêmio Caboré. 

– Se sua agência não é associada à ABAP, clique aqui. E saiba como participar e fortalecer nosso ecossistema com criatividade e ter acesso a benefícios ao seu negócio.

– Aproveite para assinar a nossa Newsletter semanal, a Conexão ABAP. Acesse aqui, e acompanhe as nossas redes sociais como Instagram e LinkedIn.

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.