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Investimento em publicidade ultrapassou R$ 36,7 bi no primeiro semestre de 2023

Fonte: Propmark

29 de setembro de 2023

O investimento em publicidade acompanha o momento econômico da sociedade e a prova disso é que houve alta de 10% em compra de mídia, totalizando R$ 36,7 bilhões, na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo intervalo de 2023.

De acordo com o levantamento, alguns pontos podem explicar esse aumento, como o fim oficial das emergências sanitárias e a volta dos megaeventos, como o Carnaval de Rua.

Os números fazem parte da edição de setembro do Data Stories, conteúdo temático produzido pela Kantar Ibope Media, com o tema “Campanha no ar: Parciais de 2023 sinalizam crescimento da publicidade”. O estudo tem como objetivo trazer uma radiografia da indústria publicitária no primeiro semestre deste ano, auxiliando no planejamento das marcas para as próximas datas comerciais.

Em relação a investimento por setores, os dados apontaram que aqueles ligados ao deslocamento e à exposição lideraram o ranking, uma vez que o semestre analisado foi marcado pelo retorno das atividades presenciais. Nesse contexto, os segmentos que mais cresceram foram Automotivo (52%), Bebidas (42%) e Beleza (34%).

Além disso, a pesquisa também destacou que o vídeo contemplou mais da metade da verba de mídia e, no intervalo estudado pela KIM, 55% do investimento foi aplicado no formato vídeo em cinema, canais digitais e TV aberta ou paga.

Anteriormente, o relatório do Cenp-Meios também apontou para o crescimento do setor, mostrando que mercado registrou um crescimento de 10% no primeiro semestre de 2023. Segundo o dado apresentado, mercado fechou o período com R$ 9,14 bilhões de investimentos em mídia.

Black Friday
A Black Friday de 2023 irá acontecer no dia 24 de novembro e marca uma das datas comerciais mais importantes do segundo semestre.

Em 2022, as categorias que mais apostaram em publicidade foram Lojas de Departamento (US$ 577 mil), Mídia e Conteúdo Digital (US$ 449 mil) e Marketplaces (US$ 287 mil). Já o investimento do Varejo de Telefonia, por sua vez, cresceu 506% apenas entre outubro e novembro.

Do ponto de vista do consumidor, o levantamento apontou que as decisões de compra estão cada vez mais complexas, pois a jornada passa por múltiplos pontos de contato, fontes de informação e razões para comprar ou não. Nesse sentido, preço (58%), entrega rápida (34%) e facilidade de encontrar produtos (27%) são as variáveis mais consideradas pelo comprador.

Sobre os meios de pagamento, os consumidores preferem usar cartão de crédito na hora de finalizar os pedidos. O método foi usado por 49% dos clientes na última Black Friday. Boleto bancário (21%) e pagamentos virtuais (13%) aparecem na sequência.

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A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.