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Icas assina declaração de bogotá e lança capítulo na américa latina

Fonte: Conar

27 de outubro de 2023

Em reunião encerrada ontem, em Bogotá, as entidades de autorregulamentação publicitária da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Uruguai, Espanha e o Conselho Internacional de Autorregulamentação da Publicidade (Icas) – do qual o Conar é fundador – assinaram a Declaração de Bogotá e lançaram um capítulo do Icas da América Latina.

A Declaração de Bogotá é um compromisso para o estabelecimento de diretrizes e princípios que promovem práticas de publicidade transparentes, éticas e socialmente responsáveis junto a todos os setores anunciantes da América Latina. O documento ressalta o objetivo compartilhado dos signatários para proteger os interesses dos consumidores, incentivar a concorrência justa no mercado e construir estruturas robustas de autorregulamentação, que sustentam os mais altos padrões de integridade da publicidade.

Os princípios incluem o compromisso de:
-Promover sistemas de autorregulamentação abrangentes e eficientes que reúnam todos os atores relevantes da indústria de publicidade em nível nacional;
-Desenvolver soluções tecnológicas para tornar a autorregulamentação da publicidade mais acessível, eficiente e rápida;
-Apoiar o setor em seus esforços para desenvolver publicidade que aborde questões de interesse global, como sustentabilidade, diversidade, inclusão social, equidade, além de servir como um fator de mudanças positivas;
-Buscar, pesquisar e implementar soluções conjuntas para desafios emergentes na América Latina no campo da autorregulamentação da publicidade;
-Comprometer-se em colaborar em toda a região para garantir que todos os objetivos acima sejam atendidos.

CAPÍTULO DO ICAS

A Declaração de Bogotá propõe a criação de um novo capítulo do Icas na América Latina. Este capítulo funcionará como plataforma para as partes interessadas do Icas na América Latina e Espanha, inclusive os entes de autorregulamentação como o Conar, possam trocar ideias e melhores práticas em questões globais e regionais. A plataforma também facilitará colaborações e iniciativas conjuntas, com o objetivo de melhorar as capacidades e o crescimento de organizações de autorregulamentação da publicidade na América Latina.

Guy Parker, presidente do Icas, disse estar muito satisfeito que as entidades da América Latina tenham assumido compromissos significativos para fortalecer os sistemas de autorregulamentação em seus países e que o Icas, como plataforma global, possa apoiar essa importante iniciativa, por meio de um capítulo local. “Semelhante à Carta do Icas adotada por todos os nossos membros em 2021, a Declaração de Bogotá define as metas de sistemas de autorregulamentação eficazes e estamos encantados por também ter sido assinado por órgãos que ainda não são membros do Icas. Essa colaboração aprimorada entre todos os entes de autorregulamentação da América Latina e Espanha e o Icas levará a discussões mais significativas e ações conjuntas mais eficazes”, diz Parker.

Também José Domingo Gómez Casallo, diretor geral da Autocontrol, da Espanha, afirma ter ficado satisfeito com o encontro: “todos estamos orgulhosos de ter estabelecido essa plataforma que, como diz a Declaração de Bogotá, visa promover a autorregulamentação eficiente que beneficia os consumidores e cria uma concorrência justa. Acreditamos que a autorregulamentação da publicidade gerenciada por entidades independentes pode ser considerada uma boa opção na criação de altos padrões e práticas para que o setor ofereça publicidade mais responsável”.

O Conar foi representado em Bogotá pela sua vice-presidente executiva, Juliana Albuquerque. Afirmou ela: “esta reunião é um ponto de virada para restabelecer nossa cooperação regional, fortalecer os sistemas de autorregulamentação nos países da América Latina e gerar ferramentas para publicidade responsável. Temos grandes objetivos comuns: contribuir para a publicidade responsável e sustentável e para a melhor implementação dos padrões de publicidade on-line, que pode ser alcançada de maneira mais eficaz graças a essa cooperação.

Juliana parabenizou o Icas pela iniciativa e pelo lançamento do Capítulo Latino-Americano de organizações de autorregulamentação, bem como a Espanha, que, segundo ela, oferece as mais altas referências de atividades eficazes de autorregulamentação. Veja o comunicado do ICAS em inglês:
https://icas.global/wp-content/uploads/Declaration-de-Bogota.pdf

Confira matéria no Conar

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A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.