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17 de novembro de 2023
A Euromonitor apresentou nesta quinta-feira, 16, o relatório Top Global Consumer Trends 2024. O estudo anual indica tendências emergentes que fornecem insights sobre os valores em evolução dos consumidores e analisa como o comportamento das pessoas está redefinindo suas motivações e necessidades de compra.
De acordo com o levantamento, as empresas precisam aumentar as inovações em torno da acessibilidade, à medida que os consumidores buscam incansavelmente as ofertas. As pessoas, por sinal, estão procurando melhorar a sua saúde e bem-estar. Esta edição aborda, ainda, o impacto da Inteligência Artificial, da sustentabilidade e de fatores sociais, econômicos e políticos para entender as tendências globais de consumo neste ano.
Segundo Alison Angus, chefe de inovação da Euromonitor International, as preferências dos consumidores estão intimamente ligadas à agenda da sustentabilidade, ao progresso tecnológico e ao impacto das questões sociopolíticas. “As empresas devem lidar com assuntos sensíveis com cautela, mantendo-se fiéis aos valores centrais de sua marca”, disse.
De acordo com o relatório, mais de 40% dos consumidores se sentiriam confortáveis com assistentes de voz oferecendo recomendações personalizadas, mas menos de um quinto sentiu o mesmo sobre o uso de bots para responder a perguntas complexas de atendimento ao cliente.
Além disso, mais de 60% dos consumidores tentaram ter um impacto positivo no meio ambiente em 2023, e 52% dos consumidores compraram apenas de empresas ou marcas em que confiavam completamente em 2023.
Já 53% dos profissionais disseram que escalar as iniciativas promocionais será uma prioridade estratégica para sua empresa nos próximos meses, enquanto 85% dos consumidores estariam dispostos a pagar mais por produtos de beleza com eficácia ou benefícios comprovados.
Confira as principais seis tendências de consumo para 2024:
Novas ferramentas estão evoluindo para cocriações para os consumidores, influenciando suas decisões e remodelando suas expectativas de engajamento com a marca. Essas plataformas se tornarão cada vez mais integradas ao dia a dia dos consumidores. As empresas devem utilizar IA generativa para melhorar a personalização e melhorar a experiência geral do cliente.
Os consumidores buscam uma fuga do estresse e das ansiedades diárias para romper com o cotidiano. Cerca de 29% dos consumidores se sentiriam confortáveis com as marcas rastreando suas emoções e personalizando as experiências de acordo com seus humores.
Embora os consumidores estejam tentando viver de forma mais sustentável, eles questionam se as empresas e os governos estão utilizando plenamente os recursos disponíveis para criar um impacto significativo. Eles querem que as organizações avancem nessa agenda e mostrem provas dos seus compromissos ecológicos.
As questões políticas e sociais estão no cerne das identidades pessoais. Esses sistemas de crenças influenciam perspectivas, valores e atitudes. Os consumidores não deixarão de expressar as suas convicções. Responsabilidade social, filiação política e iniciativas de sustentabilidade motivarão os gastos.
Com a crise do custo de vida em curso, os consumidores estão ajustando sua mentalidade financeira e 44% dos consumidores planejam economizar mais dinheiro em 2023. Eles estão empregando estratégias cada vez mais inteligentes para obter os melhores negócios.
Os consumidores estão buscando soluções rápidas e eficazes para melhorar seu bem-estar físico e mental. A eficácia demonstrada desempenhará um papel significativo em suas decisões de compra.
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