Home / Google e Meta recebem multa de R$ 373 milhões por violar privacidade
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Google e Meta recebem multa de R$ 373 milhões por violar privacidade

Fonte: Tecmundo

16 de setembro de 2022

Google e Meta receberam, nesta quarta-feira (14) uma multa equivalente a US$ 71,8 milhões (R$ 373 milhões) da Comissão de Proteção de Informações Pessoais (PIPC) do governo da Coreia do Sul. De acordo com a agência reguladora, as duas Big Techs violaram a lei de privacidade do país.

No site do governo sul-coreano, a PIPC alegou que as duas empresas norte-americanas não receberam consentimento formal para coletar informações de seus usuários, nem nas visitas diárias aos sites nem no uso de aplicativos para anúncios personalizados.

Considerada a maior penalidade já aplicada até hoje no país e também a primeira pela “coleta e uso de informações comportamentais”, as multas foram de 69,2 bilhões de wons sul-coreanos (R$ 257 milhões) ao Google, e 30,8 bilhões de wons (R$ 116 milhões) à Meta, além de corrigir as violações.

O que disseram as empresas?

“Embora respeitemos a decisão do PIPC, estamos confiantes de que trabalhamos com nossos clientes de maneira legalmente compatível que atende aos processos exigidos pelos regulamentos locais”, disse um porta-voz da Meta ao TechCrunch. Por não concordar com a decisão, a empresa de Menlo Park diz estar aberta a todas as opções, inclusive a via judicial.

Embora ainda não tenha sido oficialmente notificado, o Google afirmou ao site que discorda dessas descobertas do órgão, pois sempre fez “atualizações contínuas que dão aos usuários controle e transparência”.

Confira matéria no Tecmundo

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.