Home / Editoras querem até 25 bi de euros do Google em indenizações no Reino Unido e Holanda
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Editoras querem até 25 bi de euros do Google em indenizações no Reino Unido e Holanda

Fonte: Money Times

13 de setembro de 2022

Google, da Alphabet, enfrentará pedidos de indenização de até 25 bilhões de euros por suas práticas de publicidade digital em duas ações legais de editoras em tribunais no Reino Unido e na Holanda.

“É hora do Google assumir suas responsabilidades e pagar os danos que causou a esse importante setor. É por isso que hoje estamos anunciando essas ações em duas jurisdições para obter compensação para editores da União Europeia e do Reino Unido”, disse Damien Geradin, advogado na Geradin Partners, escritório que representa as editoras em ambos os casos, em comunicado nesta terça-feira.

O Google criticou os iminentes processos, dizendo que trabalha de forma construtiva com editores em toda a Europa.

“Este processo é especulativo e oportunista. Quando recebermos a denúncia, vamos combatê-la vigorosamente”, disse um porta-voz.

A reivindicação no Tribunal de Apelação da Concorrência do Reino Unido buscará compensação para todos os proprietários de sites que possuem banners publicitários, incluindo editoras tradicionais.

O processo na Holanda envolve editores afetados pelas ações do Google.

A unidade de publicidade do Google recentemente atraiu o escrutínio de reguladores antitruste após reclamações de editores.

O órgão de fiscalização da concorrência francês impôs uma multa de 220 milhões de euros à empresa no ano passado, enquanto investigações estão em andamento na União Europeia e no Reino Unido sobre potencial vantagem injusta do Google nesse meracdo sobre rivais e anunciantes.

Confira matéria no Money Times

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.