Home / Como promover contratações mais diversas na publicidade?
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Como promover contratações mais diversas na publicidade?

Fonte: Meio e Mensagem

9 de setembro de 2022

Após mais de um ano de operação, Konecte.me se une a TransEmpregos e Fin4shE para ajudar as empresas a ampliarem o perfil de seus quadros de colaboradores

Em maio do ano passado, ao observar que a pandemia havia ampliado o desemprego e a falta de oportunidades na indústria da comunicação, os empresários Célio Ashcar Jr. e Piero Matarazzo colocaram no ar a Konecte.me, plataforma que tinha a proposta de ajudar a aproximar candidatos de vagas no mercado de trabalho.

Ao longo desse período, a plataforma conseguiu alcançar o número de 10 mil cadastrados. Esse número é composto tanto por profissionais, que querem registrar seu currículo para possíveis vagas, como para as empresas que desejam ter um banco de vagas para escolher profissionais. O cadastro de pessoas e empresas é realizado de forma gratuita.

Embora desde o início a Konecte.me tenha pensado em colocar a diversidade como um dos pilares do negócio – a plataforma foi lançada já em parceria com a Gerando Falcões, para conectar profissionais de comunidades às empresas – os sócios acharam que era necessário ampliar a questão da diversidade no recrutamento. “Não podemos mais buscar sempre o mesmo perfil de profissionais. As empresas são responsáveis por gerar oportunidades e acelerar a inclusão no mercado de trabalho”, opina Célio Ashcar Jr, cofundador e sócio da plataforma.

Em um passo para tentar ampliar essa conscientização sobre a importância da diversidade, a Konecte.me firmou, recentemente, parceria com duas outras iniciativas: a TransEmpregos, dedicada a ampliar as oportunidades de trabalho para profissionais trans, e com a Fin4she, cuja proposta é preparar mulheres para o mercado de trabalho.

O mercado está mais diverso?

Célio, que também é líder da Akm Performma, acredita que houve uma maior conscientização do mercado a respeito do olhar para a inclusão e diversidade, mas pontua que o mercado está longe do ideal e que, no dia a dia, as empresas seguem buscando – e contratando – pessoas do mesmo perfil.

“Ainda temos muito discurso e pouca atitude. O mercado precisa sair da bolha, ampliar o olhar, fomentar diversidade e praticar a inclusão. O ESG está aí e precisamos mostrar de verdade que praticamos”, diz o executivo.
O sócio da Konecte.me conta que a plataforma está sempre em busca de novas parcerias que ajudem a fomentar e diversidade e inclusão no mercado. Um exemplo disso foi um acordo firmado recentemente com um grupo de empresários do setor de turismo de Fernando de Noronha. Segundo Célio, a plataforma ajudou esse grupo a planejarem contratações de profissionais que contemplem maior diversidade.

Mercado aquecido

Após as dificuldades dos últimos anos, o mercado de trabalho, atualmente, encontra-se mais aquecido, o que amplia as oportunidades para os profissionais de comunicação. Na visão de Célio, isso faz com que o desafio da plataforma, de agora em diante, seja convencer as áreas de Recursos Humanos das empresas sobre a necessidade de tornar a inclusão um hábito no recrutamento. “O mercado está aquecido e, no pós-pandemia, temos formatos alternativos de contratações, o que facilita o recrutamento e a seleção. Então, só não recruta diversidade quem não quer mesmo”, conclui Célio.

Confira matéria no Meio e Mensagem

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.