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9 de março de 2023
Apesar de desaceleração no ritmo dos negócios no segundo semestre do ano, setor movimentou US$ 21,2 bilhões em compra de mídia
Embora não tenha mantido o ritmo de crescimento apresentado nos primeiros seis meses do ano, o mercado publicitário brasileiro encerrou 2022 com crescimento de 7,6% em comparação com 2021, de acordo com dados do Cenp-Meios.
O monitoramento aponta que, ao longo de todo o ano passado, as agências que compõem o estudo reportaram uma movimentação de R$ 21,2 bilhões em investimentos em mídia. No ano anterior, essa quantia foi de R$ 19,7 bilhões.
Em uma análise dos relatórios anteriores do Cenp-Meios é possível notar uma desaceleração no mercado publicitário nacional sobretudo no último trimestre do ano. Até junho, o Cenp-Meios havia reportado alta de 12,5% em comparação com o primeiro semestre de 2021.
Já no relatório que abrange o período de janeiro a setembro, o valor movimentado em compra de mídia era 11,8% maior do que o registrado no mesmo período do ano anterior.
Segundo análise do próprio Fórum de Autorregulamentação, responsável pelo Cenp-Meios, a instabilidade com a definição do novo governo, o horário eleitoral e a Copa do Mundo fora de época, que canibalizou os investimentos de Black Friday e Natal, estão entre as razões que podem explicar o cenário do último trimestre.
O monitoramento do Cenp-Meios de 2022 foi realizado com base em valores reportados por 326 empresas. Em 2021, eram 298 empresas participantes.
Em relação aos meios que mais receberam investimentos publicitários, a tendência de crescimento da Internet se manteve. O meio registrou uma movimentação de compra de mídia 15% maior do que no ano de 2021, alcançando o montante de R$ 7,591 bilhões.
A Internet também ampliou seu share no mercado publicitário, angariando a fatia e 35,7 do total dos investimentos feitos no País no período. Esse é o maior share já registrado pela Internet nos monitoramentos do Cenp-Meios.
O Out-Of-Home foi outro meio que conseguiu ampliar seu share, retomando patamar que tinha alcançado antes de pandemia de Covid-19. Enquanto em 2021 a participação do OOH era de 8,6%, no ano passado esse share cresceu para 10,2%.
Já em termos de valores, o Out-Of-Home movimentou, no ano passado, um total de R$ 2,160 bilhões, o que representa um crescimento de 27,9%.
Já a Televisão Aberta registrou, em 2022, o menor share da série de monitoramento do Cenp-Meios: 41,7%. Em 2021, o meio havia ficado com 45,4% de participação no bolo publicitário.
Houve ligeira redução também do total de investimento em mídia direcionado à Televisão Aberta: de R$ 8,961 bilhões em 2021 para R$ 8,863 bilhões em 2022.
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