Home / Brasil é o maior consumidor de TV aberta da América Latina
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Brasil é o maior consumidor de TV aberta da América Latina

Fonte: Valor

24 de março de 2023

O Brasil é o país com maior consumo de TV aberta da América Latina, com 4h54 minutos assistidos por dia e um share de audiência de 68% no ano passado. Os dados fazem parte do Inside Video 2023, estudo da Kantar Ibope Mídia. “Isso mostra que a TV linear (aberta e paga) ainda é muito relevante, mesmo com as plataformas online ganhando cada vez mais espaço”, avalia Adriana Favaro, diretora de desenvolvimento de negócios da companhia. As TVs conectadas, como smart TVs, ampliaram fortemente sua penetração nos lares, de 34%, em 2018, para 59%, em 2022.

Apesar do gradativo decréscimo do mercado de TV a cabo, de cerca de 9% em relação ao ano passado segundo a Anatel, o segmento segue relevante. Segundo o estudo da Kantar Ibope, a televisão paga responde por 10% da audiência, na terceira posição, superada pelos vídeos online, que representam 21%. “A queda é, de fato, muito impactante, mas o segmento ainda tem o seu espaço e muitas marcas estão presentes no streaming, como é o caso do Telecine”, diz Felipe Garcia, gerente de conteúdo do canal.

Aposta em filmes

Chegarão aos cinemas, ainda neste ano, 32 coproduções nacionais do canal Telecine. Segundo Garcia, a aposta nos longas segue firme como um dos principais pilares. “Nossa força é como marca especializada em cinema, e por isso vamos sempre apostar em filmes”, afirma. Ele cita pesquisas do canal que apontam que os filmes possuem vantagens em relação a séries. “Dos entrevistados, 84% concordam que a duração definida dos filmes, com suas tramas com começo, meio e fim, permite melhor planejamento do tempo.” Depois de passar pelos cinemas, as produções serão exibidas no canal e em sua plataforma. Entre os títulos estão longas com Glória Pires, Tatá Werneck, Ingrid Guimarães e Johnny Massaro, além de cinebiografias das trajetórias de Gal Costa, Mussum e da dupla Claudinho e Buchecha.

Confira matéria no Valor

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.