Home / Austrália planeja fazer o Google oferecer mecanismos de busca alternativos em smartphones
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Austrália planeja fazer o Google oferecer mecanismos de busca alternativos em smartphones

Fonte: Reuters

28 de outubro de 2021

Um regulador australiano disse que quer fazer o Google instalar uma “tela de escolha” nos smartphones para que os usuários possam escolher outro mecanismo de busca se quiserem, um passo para desafiar o domínio da unidade da Alphabet Inc no mercado de buscas.

A Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores (ACCC) também quer limitar a capacidade do Google de pagar à Apple Inc (AAPL.O) para ter seu mecanismo de busca instalado como opção padrão nos dispositivos da fabricante de smartphones, disse o regulador em um relatório na quinta-feira.

As medidas colocariam a Austrália praticamente em linha com a Europa, o que forçou o Google a oferecer uma opção de mecanismo de busca em telefones que usam seu sistema operacional Android. O Google detém 94% do mercado australiano de mecanismos de busca, que ganha dinheiro com a venda de anúncios.

“Estamos preocupados que o domínio do Google e sua capacidade de usar seus recursos financeiros para financiar acordos para ser o mecanismo de pesquisa padrão em muitos dispositivos e outros meios pelos quais os consumidores acessam a pesquisa, como navegadores, esteja prejudicando a concorrência e os consumidores”, disse ACCC Chair Rod Sims em um comunicado.

“O Google paga bilhões de dólares a cada ano por essas colocações, o que ilustra como ser o mecanismo de busca padrão é extremamente valioso para o modelo de negócios do Google.”

O relatório do mecanismo de busca foi parte de uma análise mais ampla do ACCC de grandes empresas de internet, que levou este ano a leis que obrigam o Google e o gigante da mídia social Facebook Inc (FB.O) a pagar às empresas de mídia pelo conteúdo de seus sites.

Um porta-voz do Google disse que a empresa estava analisando o relatório e esperava discuti-lo com o ACCC e o governo.

“O Android dá às pessoas escolha, permitindo que personalizem seus dispositivos, desde os aplicativos que baixam até os serviços padrão para esses aplicativos”, disse o porta-voz.

O ACCC disse que apresentaria as medidas potenciais para consulta da indústria em 2022.

Confira matéria completa na Reuters

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.