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As conversas com o Google andam em círculos’: Lush sobre retirar orçamentos de anúncios de grandes empresas de tecnologia

Fonte: The Drum

5 de abril de 2023

Já tendo cortado relações com a Meta e a Amazon, a empresa britânica de cosméticos Lush estabeleceu uma meta ambiciosa de erradicar pelo menos 99% de seus gastos com os maiores gigantes da tecnologia nos próximos três anos.

Seu diretor digital, Jack Constantine, explica ao The Drum que a motivação para fazer isso é que Google, Amazon, Meta, Apple e Microsoft são “contra-intuitivos para a cultura da Lush”.

Ele diz: “Nós somos sobre comunidade e sobre gastar onde sentimos que pode apoiar pessoas e iniciativas reais. Mas nos vemos gastando muito sem querer em grandes tecnologias, então queremos fazer uma pausa, avaliar um pouco e decidir com o que nos sentimos confortáveis.”

É uma decisão que demorou muito para chegar, com Constantine ficando cada vez mais desanimado com o ritmo em que os gigantes da tecnologia engoliram qualquer nova plataforma ou startup que se mostrasse promissora nos últimos 15 anos: “Qualquer coisa nova que você possa ver chegando up, você descobrirá que é propriedade de uma grande tecnologia.

Ele usa o OpenAI como exemplo. Fundada em compromissos que incluíam não buscar lucros e compartilhar livremente suas pesquisas e até mesmo o código que desenvolve, ela prometeu garantir que a IA tivesse um impacto humano positivo. Então, no ano passado, fechou um acordo multibilionário com a Microsoft e posteriormente assinou contrato com a Bain Capital para trabalhar com a Coca-Cola e abrir as portas para outros parceiros corporativos.

“Temos que apenas aceitar isso como o status quo ou podemos desafiá-lo?”

A política de mídia anti-social da Lush a partir de 2022 abriu caminho para sua dissociação das grandes tecnologias. No ano passado, a marca se retirou de todas as plataformas de propriedade da Meta, bem como do TikTok. E apesar de alguns desafios, saiu ileso do outro lado, vendo pouco impacto em termos de reconhecimento de marca, engajamento ou vendas.

Separar-se do Google e da Microsoft é um desafio totalmente diferente, a dupla comandando a maior parte dos orçamentos de tecnologia e marketing da Lush, já que a empresa depende deles para tudo, desde hospedagem em nuvem e soluções de trabalho remoto até sistemas de comércio eletrônico. Ela gasta £ 1 milhão no Google Workspace, mas quando esse contrato terminar no final deste ano, não o renovará.

“Não é absurdo pensar que dentro de três anos podemos reduzir nossos gastos com Microsoft e Google para menos de 1% de nosso orçamento de tecnologia, se não para zero.”

Em vez disso, ele optará por opções de código aberto “mais baratas”, diz ele. ”Você paga mais por soluções corporativas, soluções de caixa preta onde você não consegue ver o que está acontecendo. Por exemplo, nossas soluções de caixa agora são de código aberto, o que significa que não precisamos pagar uma taxa de licença. Podemos colocá-lo em nossos tablets mais éticos e não tão caros, evitando assim a Apple, o que significa que já estamos nos afastando das soluções proprietárias de hardware e software.”

Confira matéria no The Drum

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