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7 de junho de 2023
Citando esforços contínuos para aumentar a transparência entre clientes e agências, a ANA (Association of National Advertisers), associação norte-americana de anunciantes, divulgou esta manhã uma versão atualizada de seu contrato de agência de mídia.
O modelo, criado em 2016 e atualizado pela última vez em 2018, adicionou novos critérios e redação para abordar “desenvolvimentos importantes no setor de compra de mídia nos últimos cinco anos”, com forte ênfase na transparência e responsabilidade.
Entre as novidades está uma cláusula exigindo que uma agência obtenha primeiro o consentimento prévio de um anunciante antes de utilizar qualquer aplicativo de inteligência artificial na entrega de seus serviços, embora não defina o que é IA per se, e muitas agências de mídia já utilizam aspectos de aprendizado de máquina avançado que alguns já interpretariam como formas de IA.
A ANA chamou três outras adições importantes no modelo de 69 páginas, incluindo auditorias, serviços não transparentes e ESG e DEI:
Outros aspectos importantes da revisão incluem:
Os leitores podem revisar o modelo na íntegra aqui , mas uma análise do MediaPost de algumas palavras-chave usadas nele é realmente reveladora sobre a direção atual e futura dos contratos de serviços de mídia (veja o gráfico abaixo). A palavra “confiança” é usada cinco vezes, enquanto “divulgação” é usada 21.
“Rebates” são referenciados 51 vezes, “principal” apenas sete, mas agente/agência é usado 757 vezes.
“Responsabilidade” é citada 33 vezes.
“Para a maioria das empresas, os gastos com publicidade são a segunda ou terceira maior despesa depois de funcionários e custos imobiliários”, afirmou o CEO da ANA, Bob Liodice, no comunicado do modelo, acrescentando: “Com os gastos com publicidade nos EUA atingindo mais de US$ 620 bilhões em 2022, o contrato de um anunciante com sua agência de mídia deve ser detalhada e precisa, dada a quantidade de mídia que flui pela agência e a complexidade do ecossistema de mídia. Este modelo revisado e atualizado ajudará os anunciantes a atingir esse objetivo.”
Confira matéria no Media Post
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