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AlmapBBDO e Ambev lideram rankings de finalistas do Effie Brasil

Fonte: Meio e Mensagem

3 de outubro de 2023

Aconteceu na semana passada, em São Paulo, a segunda fase de julgamento do Effie Awards Brasil. Na ocasião, 300 jurados se reuniram em grupos presenciais para avaliar o shortlist que totaliza 197 menções a 135 cases – alguns finalistas disputam prêmios em mais de uma categoria. Nesta avaliação, foram definidos os ganhadores de Ouros, Pratas e Bronzes.

Considerando o total de 197 menções, as agências com mais finalistas são AlmapBBDO (40), Soko (15), Africa Creative (12), Druid (10) e, empatadas com 8 menções cada: Galeria, VMLY&R e Wunderman Thompson. Na sequência, aparecem Gut (7), Publicis Brasil (6) e, com 5 menções cada: DM9, DPZ, FCB Brasil e Leo Burnett Tailor Made.

Entre os anunciantes, a Ambev lidera com 27 menções, seguida por Grupo Boticário (12); Grupo Heineken (9); Pepsico, Unilever e Vivo (8 cada); The Coca-Cola Company (7); Meta (6); e Itaú e Nestlé (5 cada).

A lista de premiados será divulgada na edição de Meio & Mensagem do dia 16 de outubro, mas a revelação dos troféus atribuídos a cada uma das campanhas só será feita na cerimônia de premiação, no dia 7 de novembro, no Vibra São Paulo.

Nesta mesma data, poucas horas antes do evento, acontecerá a terceira fase do julgamento, para a deliberação sobre o vencedor do Grand Effie, principal troféu da premiação, a qual concorrem os vencedores de Ouros.

A primeira etapa do julgamento foi feita online e mobilizou 690 profissionais integrantes dos júris, no final de agosto e início de setembro.

A edição de 2023 supera a do ano passado em 18% no total de cases inscritos e também no número de menções no shortlist – em 2022 foram 163. Com isso, esta 16ª edição do Effie Awards Brasil bate recordes nesses dois quesitos.

Neste ano, o Effie Awards Brasil modificou a forma de divulgação do shortlist, com a finalidade de influenciar o menos possível os júris que definem os metais. Assim, na semana passada, foram revelados os cases finalistas sem dividir as menções por categorias, o que é feito agora, após a realização dos júris.

Confira, a seguir, todas as 197 menções do shortlist, dividas nas respectivas categorias em que cada case concorre:

Alimentos
“Hellmann’s na Hora H da NBA”, da Dark Kitchen Creatives para Hellmann’s e NBA Brasil

Baixo Orçamento
“BBB Tweet, da Leo Burnett TM para Fiat Toro, da Fiat
“Passatempo: Biscoitos Inclusivos”, da Publicis para Passatempo, da Nestlé
“TERR4: o IPO mais urgente do mundo”, da AlmapBBDO para Pacto Global da ONU e B3
“The Cost of Gold”, da DM9 para Urihi – Associação Yanomami
“Valeu pela propaganda!”, da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas

Bebidas Alcóolicas
“Green your city, rock your city”, da Atenas para Heineken
“#TrazAsBudsPraCasa”, da Africa Creative e Wieden + Kennedy para Budweiser, da Ambev

Bebidas Não Alcóolicas
“Água Tônica: Hit no Rock In Rio”, da Wunderman Thompson e OpenX para Schweppes, da The Coca Cola Company
“Bota Elas no Jogo”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
“FYS: menos açúcar e menos marketing”, da AlmapBBDO para FYS
“Os Snacks Surreais de Monster Chef”, da Wunderman Thompson e OpenX para Fanta, da The Coca Cola Company
“Pepsi Black apresenta Campeões da Rua Catar”, da Pepsi para Pepsi, da Pepsico
“Verão 0.0”, da Le Pub para Heineken 0.0, da Heineken

Bem Estar Social – Marcas
“A Linguagem da Acessibilidade”, da Lew’Lara\TBWA para Banco do Brasil
“Bota Elas no Jogo”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
“Dia das Mães O Boticário – Maternidade sem Julgamentos”, da AlmapBBDO para O Boticário
“Mosquito vs Mosquito: Casas contra o Aedes Aegypti”, da Gut para QuintoAndar
“O Poder do Sorriso”, da VMLY&R para Colgate, da Colgate Palmolive
“Um Lugar Ao Sol”, da Soko para Dove, da Unilever
“Uncomfortable Food”, da Soko para Stella Artois, da Ambev

Bem Estar Social – Sem Fins Lucrativos
“Monumento à Educação”, da Artplan para Unicef
“The Cost of Gold”, da DM9 para Urihi – Associação Yanomami

Brand Experience Produtos
“A mortadela mais vendida que virou recorde mundial”, da AlmapBBDO para Perdigão, da BRF
“Água Tônica: Hit no Rock In Rio”, da Wunderman Thompson e OpenX para Schweppes, da The Coca Cola Company
“Áudios Mágicos Coca-Cola”, da Ogilvy para Coca-Cola, da The Coca Cola Company
“Bacon Hits”, da Galeria para Bacon Seara Gourmet, da Seara Alimentos
“Brahma apresenta Circuito Sertanejo”, da Cooler DVT para Brahma, da Ambev
“Heinz Ink”, da Soko para Heinz
“Outback Feat. MasterChef”, da Santa Clara e Jeffrey Group para Outback
“Pedágio Zero”, da Le Pub para Heineken 0.0, da Heineken
“Um Lugar Ao Sol”, da Soko para Dove, da Unilever
“Vult leva salão de beleza do palco de reality show para as principais periferias do Brasil”, da AlmapBBDO, para Vult, de O Boticário
“Ypê Blooming Collection no SPFW”, da DPZ para Amaciante Concentrado Ypê, da Ypê

Brand Experience Serviços
“Jornada do Autismo – Tecnologia aprimorando e promovendo a inclusão de pessoas autistas”, da Africa Creative para Vivo
“Próxima Estação: Mundo Invertido”, da Wunderman Thompson para Netflix
“Um Passageiro Inusitado No Metrô”, da Wunderman Thompson para Netflix

Branded Content Produtos
“Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum”, da Leo Burnett TM para Oreo, da Mondelez
“Os Snacks Surreais de Monster Chef”, da Wunderman Thompson e OpenX para Fanta, da The Coca Cola Company
“Projeto Skate – Mais do que uma aposta, uma manobra corajosa”, da Publicis para Tiger, da Heineken
“Rexona Carnaval: #eunãovouembora”, da Fbiz para Rexona
“Vamos Marcar”, da Soko para Stella Artois, da Ambev

Branded Content Serviços
“Buscapé”, da VMLY&R para Vivo
“Lançamento 99 Moto – Dança da Motinha Remake”, da CP+B Brasil para 99Moto, da 99
“Professores Pretos”, da VMLY&R para Vivo
“Sempre Bem”, da Advance Comunicação para Farmácias Pague Menos

Business to Business
“Famiglia Heinzzola – Hackeamos a cultura e acabamos com a discussão sobre ketchup na pizza”, da Africa Creative para Heinz
“Novembro Preto”, da Africa Creative para Ambev
“TERR4: o IPO mais urgente do mundo”, da AlmapBBDO para Pacto Global da ONU e B3

Comércio e Varejo
“AliExpress: Achadores de Achadinhos”, da FCB Brasil para AliExpress
“Olho no Lance: Amazon vende de tudo”, da AlmapBBDO para Amazon

Cuidados Pessoais, Beleza e Higiene
“Heroínas do Game”, da Druid Creative Gaming para O Boticário
“O shampoo anticaspa nº1 agora também é antizica”, da Tech and Soul para Clear, da Unilever

Data Driven
“40 Mil Netos”, da Zmes para Raia Drogasil

David X Golias
“B2B Flash: o fim do Boring2Boring”, da FCB Brasil para Flash Benefícios
“Buscapé”, da VMLY&R para Vivo
“FYS: menos açúcar e menos marketing”, da AlmapBBDO para FYS
“No BBB, Zé entrega tudo”, da Gut para Zé Delivery, da Ambev
“Novo Nissan Sentra – Detalhes que abalam gigantes”, da Lew’Lara\TBWA para Novo Nissan Sentra, da Nissan
“Projeto Skate – Mais do que uma aposta, uma manobra corajosa”, da Publicis para Tiger, da Heineken
“ToothAds By Sensodyne”, da Publicis Leon para Sensodyne, da Haleon
“Um Lámen na terra dos gigantes”, da Dentsu Creative para Cup Noodles, da Nissin

Direct to Consumer
“Trago Sua Skol de Volta”, da Gut para Skol, da Ambev

Diversidade, equidade e inclusão – Marcas
“Beck’s 70+. Mais amarga para paladares mais exigentes”, da AKQA para Beck’s, da Ambev
“Bota Elas no Jogo”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
“Doritos Rainbow: Respeita Minha Identidade”, da AlmapBBDO para Doritos, da Pepsico
“Itaú faz ato contra racismo no momento de maior audiência do futebol”, da Africa Creative para Itaú
“Lentes do Esporte: mudando visões, transformando vidas”, da McCann Health para Acuvue, da J&J
“Passatempo: Biscoitos Inclusivos”, da Publicis para Passatempo, da Nestlé
“Pesquisa do Orgulho: o estudo pelo direito da população LGBTQIAPN+ existir”, da Media.Monks para Havaianas
“Professores Pretos”, da VMLY&R para Vivo
“Um Lugar Ao Sol”, da Soko para Dove, da Unilever
“Uncomfortable Food”, da Soko para Stella Artois, da Ambev

E-Commerce
“A FOL_IA mais comentada do carnaval”, da Druid Creative Gaming para O Boticário
“AliExpress: Achadores de Achadinhos”, da FCB Brasil para AliExpress
“Constituição Best-Seller”, da Gut para Mercado Livre
“Sócios do Zé”, da Agência California para Zé Delivery, da Ambev

Eficácia de Longo Prazo
“A ascensão de um anti-herói”, da Dentsu Creative para Cup Noodles, da Nissin
“Excelência em Influência”, da Wunderman Thompson para Avon
“Franquia dos Sonhos, Resultados dos Sonhos”, da WMcCann para L’Oreal, da L’Oreal Paris
“Isso vem mudando o game”, da Druid Creative Gaming para Itaú
“Méquizice”, da Galeria para McDonald’s
“O compromisso de Doritos Rainbow”, da AlmapBBDO para Doritos, da Pepsico
“Pampers”, da Publicis para Pampers, da Procter & Gamble
“Por um futfem realmente Coisa Nossa”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev

Eletrônicos e Bens Duráveis
“Da Premium TV à Gaming TV”, da Druid Creative Gaming e Essence MediaCom para Samsung

Grande Ideia de Mídia
“Abrigo Amigo: mais que impacto de mídia, impacto social”, da AlmapBBDO para Eletromidia
“Aceitas Cookie”, da Lew’Lara\TBWA para Cookies Piraquê, da M Dias Branco
“Eudora: O poder do efeito Eudora Siàge”, da Suno United Creators para Eudora, do Grupo Boticário
“Muros Patrocinados”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
“Olho no Lance: Amazon vende de tudo”, da AlmapBBDO para Amazon
“Pague Menos no BBB23”, da Advance Comunicação para Farmácias Pague Menos
“ToothAds By Sensodyne”, da Publicis Leon para Sensodyne, da Haleon
“WhatsApp: O Gesto da Privacidade”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta

Inovação em Mídia
“Abrigo Amigo: mais que impacto de mídia, impacto social”, da AlmapBBDO para Eletromidia
“As chaves do inferno nas suas mãos”, da CP+B para Diablo Immortal, da Blizzard Entertainment
“Áudios Mágicos Coca-Cola”, da Ogilvy para Coca-Cola, da The Coca Cola Company
“Copa do Mundo da Fifa na CazéTV”, da LiveMode para LiveMode
“Eudora: O poder do efeito Eudora Siàge”, da Suno United Creators para Eudora, do Grupo Boticário
“Muros Patrocinados”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
“O bigode que joga por todos”, da Grey para Gillette
“Olho no Lance: Amazon vende de tudo”, da AlmapBBDO para Amazon
“OOH solar”, da Le Pub para Heineken
“Sorriso patrocina Sorriso”, da VMLY&R para Sorriso, da Colgate Palmolive
“ToothAds By Sensodyne”, da Publicis Leon para Sensodyne, da Haleon
“WhatsApp: O Gesto da Privacidade”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta

Marketing de Influência Produtos
“BBB Tweet, da Leo Burnett TM para Fiat Toro, da Fiat
“Beck’s 70+. Mais amarga para paladares mais exigentes”, da AKQA para Beck’s, da Ambev
“DM Cremoso: O ano em que os craques brasileiros curtiram o Carnaval sem perder o foco na recuperação”, da Africa Creative para Brahma, da Ambev

Marketing de Influência Serviços
“WhatsApp contra golpes”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta

Marketing Jovem
“Bota Elas no Jogo”, da Soko para Guaraná Antarctica, da Ambev
“Canal Coisa Nossa”, da Snack Content para Guaraná Antarctica, da Ambev
“Cavalo Branco – O Rei do Rolê”, da AlmapBBDO para White Horse, da Diageo
“Heroínas do Game”, da Druid Creative Gaming para O Boticário
“Instagram: Mete um Reels”, da AlmapBBDO para Instagram, da Meta
“Let’s Rock the Break”, da Gut para KitKat, da Nestlé
“Um novo Itaú”, da Druid Creative Gaming para Itaú

Marketing Promocional
“Áudios Mágicos Coca-Cola”, da Ogilvy para Coca-Cola, da The Coca Cola Company
“Com Prezão Tá Safe”, da Talent Marcel para Claro
“Hellmann’s na Hora H da NBA”, da Dark Kitchen Creatives para Hellmann’s e NBA Brasil
“KitKat Let’s Rock The Break”, da Batux para KitKat, da Nestlé

Marketing Sazonal
“A FOL_IA mais comentada do carnaval”, da Druid Creative Gaming para O Boticário
“Copa do Mundo 2022 – Sabor da Copa”, da Galeria para McDonald’s
“Dia das Mães: quem ama também precisa de amor #SejaRedeDeApoio”, da AlmapBBDO para O Boticário
“Fala Galvão”, da Galeria para TikTok
“Habib’s em: A Copa dos que não foram!”, da AlmapBBDO para Habib’s
“Ofertas arrasadoras você entende até em árabe”, da Ogilvy e NIdeias para Magazine Luiza
“The Cost of Gold”, da DM9 para Urihi – Associação Yanomami
“Um Evento além do Evento”, da MRM e WMcCann para Latam Airlines
“Vem com elas: Visa Sicredi e o futebol feminino”, da DPZ para Sicredi e Visa
“Vult dá um novo final a uma antiga história de racismo desfilando no maior carnaval do país”, da AlmapBBDO para Vult, de O Boticário

Meio Ambiente
“OOH solar”, da Le Pub para Heineken
“TERR4: o IPO mais urgente do mundo”, da AlmapBBDO para Pacto Global da ONU e B3
“The Cost of Gold”, da DM9 para Urihi – Associação Yanomami

Mídia & Entretenimento
“Abrigo Amigo: mais que impacto de mídia, impacto social”, da AlmapBBDO para Eletromidia
“A estratégia de produto que mudou o jogo”, da Globo para Big Brother Brasil
“A gente se fala com um TikTok”, da Galeria para TikTok
“Fala Galvão”, da Galeria para TikTok
“Próxima Estação: Mundo Invertido”, da Wunderman Thompson para Netflix

Mídia Social Produtos
“Acabe com a Cara de Azia!”, da Publicis Leon, para Eno, da Haleon
“Atura o Baile”, da Africa Creative e Gana para Budweiser, da Ambev
“BBB Tweet, da Leo Burnett TM para Fiat Toro, da Fiat
“Eudora: O poder do efeito Eudora Siàge”, da Suno United Creators para Eudora, do Grupo Boticário
“O meme mais gostoso da Geração Z”, da David para BIS, da Mondelez
“O poder da fofoca: Como um boato fez Brahma ser o principal assunto do Carnaval”, da Africa Creative para Brahma, da Ambev
“#TrazAsBudsPraCasa”, da Africa Creative e Wieden + Kennedy para Budweiser, da Ambev

Mídia Social Serviços
“Flash na Amarelinha”, da FCB Brasil para Flash Benefícios
“No BBB, Zé entrega tudo”, da Gut para Zé Delivery, da Ambev

Novos Produtos ou Serviços (Extensão de linha)

“Doritos Dinamita: co-criando com ACME”, da AlmapBBDO para Doritos, da Pepsico
“Lançando a categoria de Gaming TV”, da Druid Creative Gaming e Essence MediaCom para Samsung

Novos Produtos ou Serviços (Introdução)
“Buscapé”, da VMLY&R para Vivo
“Carro não é para casar”, da Artplan para Localiza Meoo
“Mike’s Ice, Baby”, da AKQA para Mike’s, da Ambev

Parceria de Conteúdo
“A Primeira Série de Marca do Globoplay”, da Ampfy para Perdigão, da BRF
“Casimiro na Copa”, da Galeria para McDonald’s
“Heroínas do Game”, da Druid Creative Gaming para O Boticário
“Quem conhece, ama”, da Soko para Cif, da Unilever
“Telekwai”, da Gut para Skol, da Ambev
“WhatsApp: O Gesto da Privacidade”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta

Pivotagem Crítica / Resposta à Crise
“TERR4: o IPO mais urgente do mundo”, da AlmapBBDO para Pacto Global da ONU e B3
“Virtus, a melhor escolha para quem sabe escolher”, da AlmapBBDO para Volkswagen

Produtos Gerais
“PPK tem cheiro de PPK”, da MullenLowe para Gino-Canesten Balance, da Bayer
“Tixan Ypê no guarda-roupa mais famoso do Brasil”, da DPZ para Tixan Ypê, da Ypê
“Ypê Blooming Collection no SPFW”, da DPZ para Amaciante Concentrado Ypê, da Ypê

Reputação Corporativa
“A Linguagem da Acessibilidade”, da Lew’Lara\TBWA para Banco do Brasil
“Jornada do Autismo – Tecnologia aprimorando e promovendo a inclusão de pessoas autistas”, da Africa Creative para Vivo
“Pesquisa do Orgulho: Censo demográfico contra apagamento e oportunismo”, da Media.Monks para Havaianas

Restaurantes
“O Método Burger King”, da DM9 para Burger King
“Outback Feat. MasterChef”, da Santa Clara e Jeffrey Group para Outback

Revitalização de marca
“Brahmosidade: O reposicionamento que consagrou a volta da cerveja Nº1 dos brasileiros”, da Africa Creative para Brahma, da Ambev
“Cavalo Branco – O Rei do Rolê”, da AlmapBBDO para White Horse, da Diageo
“Novo Polo. A Volks de volta à liderança dos hatches”, da AlmapBBDO para Volkswagen
“O game mudou Itaú”, da Druid Creative Gaming para Itaú
“Quando Cheetos passa, eu sigo o cheiro”, da AlmapBBDO para Cheetos, da Pepsico

Sem Fins Lucrativos
“Monumento à Educação”, da Artplan para Unicef
“Todo mundo tem 15 de algo pra doar”, da Artplan para 15 por 15, da Ação da Cidadania

Serviços Financeiros
“B2B Flash: o fim do Boring2Boring”, da FCB Brasil para Flash Benefícios
“Itaú educou as pessoas e reduziu as notificações e os gastos com golpes e fraudes”, da Africa Creative para Itaú

Serviços Gerais
“#PlayValorosa: a competição que transformou jogadas em Outdoors”, da Media Monks para Valorant, da Riot Games
“WhatsApp: O Gesto da Privacidade”, da AlmapBBDO para WhatsApp, da Meta

Shopper Omni Channel
“40 Mil Netos”, da Zmes para Raia Drogasil

Snacks e Sobremesas
“Chega de drama, Cheetos Bola voltou”, da AlmapBBDO para Cheetos, da Pepsico
“Doritos Rainbow: Respeita Minha Identidade”, da AlmapBBDO para Doritos, da Pepsico
“Oreo e Castelo Rá-Tim-Bum”, da Leo Burnett TM para Oreo, da Mondelez
“Passatempo: Biscoitos Inclusivos”, da Publicis para Passatempo, da Nestlé
“Quando Cheetos passa, eu sigo o cheiro”, da AlmapBBDO para Cheetos, da Pepsico

Solução Inovadora de Marketing
“A criação do Corre”, da Buena Onda para Olympikus
“E-commerce Chevrolet, um novo jeito de comprar carro: o seu”, da MRM Brasil para Chevrolet
“Fala Galvão”, da Galeria para TikTok
“Habib’s: Esfihas além da conta”, da AlmapBBDO para Habib’s
“Livelo Pix: deixando o que era bom ainda melhor”, da AlmapBBDO para Livelo
“O sanduíche que chegou para somar”, da Dentsu Creative para Subway
“Select”, da Suno United Creators para Santander
“Ypê Blooming Collection no SPFW”, da DPZ para Amaciante Concentrado Ypê, da Ypê

Telecomunicações
“Vem com Vivo Fibra”, da VMLY&R para Vivo

Veículos
“Virtus, a melhor escolha para quem sabe escolher”, da AlmapBBDO para Volkswagen

Viagem e Turismo
“Valeu pela propaganda!”, da AlmapBBDO para Gol Linhas Aéreas

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A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.