Home / ABAP promove webinar sobre ‘Inteligência Artificial no Ambiente das Agências’
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

ABAP promove webinar sobre ‘Inteligência Artificial no Ambiente das Agências’

Fonte: Texto de Lina Marques, da Simbiose Conteúdo, com ABAP

6 de dezembro de 2024

Vinícius simula o uso de prompt. Crédito: reprodução Webinar ABAP

Uma manhã de aprendizado e troca de ideias nesta quarta-feira. Este ‘clima’ marcou a segunda edição do ABAP No AR, o webinar mensal, gratuito e online promovido pela ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário – no dia 4 de dezembro. Os especialistas Ian Black e Vinicius Facco, da gência New Vegas, falaram sobre o tema ‘Inteligência Artificial no Ambiente das Agências’, assunto em alta nas pautas dos segmentos de publicidade de comunicação.

Conduzido pela nossa diretora executiva Mariana Panhoni, o encontro virtual reuniu profissionais interessados em ter mais conhecimento sobre as melhores práticas oferecidas por esta tecnologia e, assim, otimizarem os seus negócios. Os especialistas falaram por quase 1h30m sobre vários temas. Mostraram de que forma a ferramenta digital é inserida em suas rotinas e deram dicas sobre as mais usadas.

Ian é conselheiro da ABAP e fundador e CEO da agência New Vegas, e Vinicius Facco, é seu sócio e CCO.  O ABAP No Ar faz parte de um dos pilares da Associação, o Informar, e tem como proposta promover conexão entre associadas e não associadas da ABAP, profissionais do setor e público em geral. A ação faz parte das iniciativas da nova gestão da entidade, que tem na presidência Marcia Esteves, CEO da Lew’Lara\TBWA.

O bate-papo

Vinicius começou a conversa enfatizando o grande salto tecnológico que a nossa sociedade vivencia. Ele traçou um paralelo com outros momentos históricos da humanidade, como a invenção da máquina de impressão por Johann Gutenberg e a Revolução Industrial. 

“A IA Generativa chega não apenas para interagir com o modo de se produzir, mas para mudar a relação que nós temos com o tempo, para redefinir os conceitos que nós temos de espacialidade e de conexão. É também uma revolução criativa e possível para todas as pessoas. A criatividade não é mais um bem exclusivo das agências de propaganda. No entanto, a IA não vai substituir a nossa criatividade”, disse, enquanto apresentava slides com exemplos de peças publicitárias que usam a ferramenta digital.

Tela mostra dois dedos levantados em máo desenhada a bico de pena em fundo cinza claro e indicando duas certezas durante webinar Abap No Ar sobre IA
Reprodução do Webinar

Por ser uma experiência mais democrática, Vinícius destacou que a inteligência artificial modifica profundamente os processos de trabalho, sejam individuais ou em equipes. E é neste ponto que as agências devem estar conscientes e preparadas para o novo. 

“O que está em jogo não é somente saber ou não fazer um prompt; qual ferramenta eu vou usar ou investir valores altos em ferramentas de automatização dos processos. Acredito que o desafio está em entender que antes havia coisas que fazíamos como agência, como profissionais de propaganda, e que, com a inteligência artificial, não vamos precisar mais fazer da mesma forma. A IA pode reduzir o tempo de uma atividade para investir na lapidação da criatividade, como gostamos de fazer. Assim, eu consigo ter habilidades muito mais avançadas de mídia, de storytelling, de produção, de projetos…”, exemplificou. 

Na avaliação do Vinícius, para isso é fundamental ter o que ele chamou de repertório (a bagagem que os profissionais trazem de suas experiências e estudos), além de análise crítica. Neste ponto, o convidado do ABAP No Ar frisou que, apesar de todas as possibilidades de uso, a ferramenta pode errar e não entregar o desejado. O especialista também destacou o quanto é preciso ter treinamento de toda a equipe.

Interação com os participantes

Ian Black e Vinícius Facco incentivaram os participantes a colocarem no chat suas opiniões, dúvidas e a trocarem ideias. 

“Estamos vivendo uma época muito peculiar do ponto de vista geracional e relacional, na qual a gente convive mais do que nunca. Então, implementar um projeto de inteligência artificial muitas vezes é um desafio cultural e relacional e é interessantíssimo. Tem aqui um comentário que achei maravilhoso: ‘A inteligência artificial é a minha melhor estagiária’. E eu, faço minhas estas palavras. Eu até diria que muitas vezes é a minha dupla”.

A inteligência artificial, segundo apontou Ian, permite que os trabalhos sejam feitos mais em conjunto. Para ele, as pessoas podem ser multiplicadoras dentro da agência para promover o uso de IA, facilitando a troca de conhecimento.

“O time se ajuda porque há possibilidade de deixar a informação circular e, com isso, você garante que todo mundo participe, como uma forma das pessoas ajudarem. Provavelmente vai surgir alguém que vai falar assim: ‘Putz, dá para fazer sim!’. E você e a pessoa vão emergindo no mesmo espaço para que todos tenham o conhecimento”, afirmou.

Em outro momento de bate-bola com os participantes, Ian destacou uma pergunta: ‘De que maneira as agências podem integrar a inteligência artificial? Pode haver processo criativo sem comprometer a originalidade das ideias?’ E o companheiro respondeu:

“Não se pode cogitar o comprometimento da originalidade das ideias, porque se não, de fato, o nosso negócio será substituível. Então, acho que para não comprometer a originalidade das nossas ideias é importante não tomar aquilo que o GPT nos dá como produto final. É preciso sempre considerar essa resposta de IA como uma etapa de miolo, onde a gente pode ganhar tempo, padronizando algumas fases. Aí, ganha-se em tempo e qualidade.” 

ABAP No Ar seguirá em 2025

A diretora executiva Mariana Panhoni aproveitou o encontro para anunciar que novos temas serão destaques no próximo ano e que a agenda será informada em breve.

Para saber a data do próximo encontro, o primeiro de 2025, acompanhe as nossas redes sociais. 

Aproveite e assine a nossa newsletter semanal, a Conexão ABAP!

Conheça os nossos serviços e benefícios. Clique aqui e associe-se à ABAP.

abap no ariaian blackinteligência artificialpublicidadevinicius Facco

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.