Home / ABAP apoia lançamento do Pacto CENP, novo Guia de Boas Práticas para o mercado publicitário
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

ABAP apoia lançamento do Pacto CENP, novo Guia de Boas Práticas para o mercado publicitário

Fonte: Texto Lina Marques, Simbiose Conteúdo, com informações da ABAP

6 de dezembro de 2024

GRupo de pessoas representantes de instituições de comunicação reunidas diante de uma tela azul na cerimônia de lançamento do Pacto Cenp
Andrea Weiss,  da ABOOH; Patricia Alexandre, do Sinapro-SP; Sandra Martinelli, da ABA; Luiz Lara, Presidente do Cenp; Regina Bucco, da ANER; e Mariana Panhoni, ABAP / Crédito: Divulgação

No último dia 2, a capital paulista foi palco de mais uma iniciativa que visa fortalecer a autorregulamentação do mercado publicitário. Durante o evento que reuniu mais de 130 lideranças do mercado publicitário, entre elas a presidente da ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário , Marcia Esteves, o CENP apresentou o Pacto CENP, o novo Guia de Boas Práticas.

O documento de referência ao setor tem o apoio da ABAP e visa promover um mercado publicitário com relações mais sustentáveis e éticas entre agências, anunciantes, veículos e elos digitais. 

Para chegar ao guia, o CENP promoveu, durante os últimos 18 meses, discussões sobre alguns dos temas fundamentais que envolvem os agentes do nosso ecossistema. Foram criados Grupos de Trabalho com dois focos específicos – Relações Sustentáveis entre os Agentes do Ecossistema e Boas Práticas em Planos de Incentivo. Foram escolhidos quatro temas centrais, considerados os mais críticos da cadeia produtiva da nossa indústria: Concorrência, Transparência nos Processos, Sustentabilidade Financeira e Planos de Incentivo. 

A ABAP reforça a importância de suas associadas consultarem o Pacto CENP e adotarem as boas práticas no dia a dia de seus negócios para um ecossistema mais ético, transparente e sustentável, alinhado às transformações da indústria e aos novos modelos de negócios e atuação. Para ter acesso ao documento cliqui aqui e baixe o E-book.

Assista também ao vídeo que apresenta o Pacto CENP. 

Evento reuniu instituições representativas dos segmentos de comunicação

Marcia Esteves e Sandra Martinelli, da ABA / Crédito: Divulgação

Regina Augusto, diretora executiva do CENP, apresentou o novo Guia de Boas Práticas para o mercado publicitário. O presidente da entidade, Luiz Lara, destacou a importância da colaboração entre os quatro elos do mercado publicitário (anunciantes, agências de publicidade, veículos e elos digitais) para a autorregulamentação do segmento no Brasil.

A ABAP foi representada pela presidente nacional Marcia Esteves (CEO & Sócia da Lew’Lara\TBWA) e pela diretora executiva, Mariana Panhoni. Também participaram do evento outras instituições importantes do segmento de comunicação e publicidade do país. Entre elas a diretora executiva da ABOOH, Andrea Weiss;  a diretora executiva do Sinapro-SP, Patricia Alexandre; a CEO da ABA, Sandra Martinelli; a diretora executiva da ANER e conselheira do CONAR, Regina Bucco; o presidente do Sinapro-SP, Roberto Tourinho; o sócio fundador da D’om e conselheiro da ABAPMario D’Andrea; e o consultor Silvio Genesini da Beatt, , entre outros líderes.

A AlmapBBDO, associada da ABAP, criou a campanha de divulgação do Pacto CENP, “Consulte, e o mais importante, adote.”, apresentada por Ricardo Silveira, VP de Creative InsightsFilipe Bartholomeu, presidente & CEO na AlmapBBDO e conselheiro ABAP, representando o pilar de agências do CENP, ressaltou a importância do pacto e da transparência das relações no mercado publicitário. 

Luiz Lara presidente do Cenp fala em frente a palco azul sobre o Pacto Cenp
Luiz Lara na apresentação do Pacto: colaboração entre os parceiros é essencial / Crédito: Divulgação
Regina Augusto fala em palco durante apresentação do Pacto Cenp
Regina Augusto apresentou o novo Guia de Boas Práticas / Crédito: Divulgação
Mesa de convidados na apresentação do Pacto Cenp
Roberto Tourinho, Mario D’Andrea, Mariana Panhoni, Silvio Genesini e Sandra Maritinelli / Crédito: Divulgação
Felipe Bartolomeu fala durante a apresentação do Pacto Cenp
Felipe Bartholomeu apresentou a campanha de divulgação do Pacto CENP / Crédito: Divulgação

Fique cada vez mais informado sobre as ações da ABAP: assine a nossa newsletter semanal, a Conexão ABAP!

Conheça os nossos serviços e benefícios. Clique aqui e associe-se à ABAP.

Veja Também

Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.