Home / Incentivados por ABAP e Fenapro, CENP e Kantar Ibope Media trabalharão juntos em ranking de compra de mídia das agências
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Incentivados por ABAP e Fenapro, CENP e Kantar Ibope Media trabalharão juntos em ranking de compra de mídia das agências

Fonte: CENP

9 de junho de 2021

O CENP e a Kantar IBOPE Media estão trabalhando para que, a partir de 2021, o ranking de agências de publicidade publicado pela Kantar seja ainda mais preciso. Pela proposta aprovada, o CENP-Meios publicará, em meados de março de 2021, uma lista classificando as agências em razão das compras de mídia realizadas por seus clientes-anunciantes sem, no entanto, apresentar valores. A Kantar utilizará esta lista para, com base nos dados do Monitor Evolution e utilizando metodologia própria, estimar os valores veiculados.

“ABAP e Fenapro, nossas fundadoras representantes de agências, trouxeram suas preocupações e, na conversa, surgiu esta proposta com potencial de aprimorar o já tradicional ranking da Kantar IBOPE Media”, diz Caio Barsotti, presidente do CENP. Para Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil, a iniciativa oferece melhorias e beneficia o mercado publicitário. “O CENP-Meios, pela maneira como é composto, oferece um grau de segurança e precisão às informações da atividade publicitária das agências de publicidade certificadas participantes do sistema. Já o ranking das agências da Kantar IBOPE Media tem uma abrangência nacional única no mercado. E com esta colaboração a representatividade do investimento em publicidade ganha em transparência e relevância, projetando sua importância na economia do país”, diz ela.

Mario D’Andrea, presidente da ABAP, e Daniel Queiroz, presidente da Fenapro, comemoram o novo ranking. “É um fenômeno bem conhecido dos especialistas em administração: medições mais precisas são indispensáveis a qualquer segmento de mercado e influenciam em seu reconhecimento e desenvolvimento”, explica Mario. “Análises de evolução e desempenho quantitativos e qualitativos ampliam nossa credibilidade e têm repercussão positiva não só para as agências como também para os anunciantes e veículos”, diz Daniel.

Caio explica que o Conselho Superior do CENP, após estudos técnicos realizados pelo Comitê Técnico CENP-Meios – CTCM, aprovou a divulgação de um ranking das agências participantes do CENP-Meios, conforme o investimento em mídia apurado pelo sistema, a partir das seguintes premissas:

1 – Não haverá divulgação de quaisquer valores, pois o sistema CENP-Meios apurará, de maneira automatizada, sem intervenção humana, tão somente uma ordem ranqueada com a relação das agências participantes em ordem decrescente.

2 – Não haverá divulgação de qualquer informação relacionada à remuneração das agências.

3 – Nenhum dado sensível será informado, posto que o CENP-Meios recebe apenas metadados diretamente dos sistemas das agências.

Há, no entanto, um caminho a ser percorrido que passa pelo desenvolvimento do sistema para extração do ranking e informação às agências participantes do CENP-Meios, ambos já em curso desde a aprovação pelo Conselho Superior.

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.