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ABAP lança em Goiás as “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade

4 de junho de 2019

Fundação Dom Cabral foi contratada para elaborar um documento com foco específico para o setor de propaganda

 

A ABAP (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) apresenta em Goiânia (Goiás), nesta quinta-feira (06/06), as “Diretrizes de Compliance” da entidade. O documento foi elaborado pela Fundação Dom Cabral, contratada para desenvolver um documento com foco específico para implantação em agências de publicidade. O evento será no Auditório do SESC e contará com a presença de representantes da Controladoria Geral do Estado de Goiás, da academia, de agências de publicidade e de advogados, entre outros. Goiás será o terceiro Estado a sediar o evento, que foi realizado também em São Paulo e Minas Gerais.

“A ABAP mostra maturidade e inovação com esta ação. As Diretrizes de Compliance são uma referência de boas práticas não só para as agências, mas para todo o mercado: anunciantes, veículos e fornecedores. É um material muito rico, feito pela Fundação Dom Cabral, onde até mesmo a relação entre a liderança das agências e suas respectivas equipes foram contempladas”, explica Frederico Parma, presidente da ABAP Goiás, que tomará posse no mesmo evento para o exercício no Biênio 2019/2021, juntamente com Joel Fraga Borges e Rosenwal Martins Ferreira da nova diretoria da ABAP-GO.

A iniciativa da ABAP visa contribuir para o funcionamento eficiente e regular do ambiente em que as agências operam; busca proteger as agências de atos ilegais por parte de terceiros; evitar ou coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares; e fortalecer a reputação e credibilidade do mercado das agências de publicidade.O evento contará com um painel sobre a realidade de Compliance em uma das maiores agências brasileiras: DPZ&T. “Compliance é aquilo que permite às empresas combinar as leis e regras, que são externas com sua governança, que é interna”, conta Tonico Pereira, Chief Compliance Officer da DPZ&T.

O conteúdo das Diretrizes de Compliance para agências reforça as melhores práticas de governança corporativa e de combate à corrupção, adotadas nos âmbitos nacional e internacional. O documento é pautado na ética, transparência, capital humano, resiliência, confiança na cadeia de fornecedores e contempla todas as partes interessadas e envolvidas na atividade publicitária.

Para o subchefe da Controladoria Geral do Estado de Goiás, Marcos Tadeu de Andrade, o evento é um marco importante para a região. “Um Programa de Compliance, que engloba o aspecto da integridade, em empresas do setor privado ou em organizações públicas, é de fundamental importância para garantir a conformidade da gestão, por meio da prevenção, detecção e remediação de atos lesivos, especialmente a instituição de mecanismos que evitem ou mitiguem a corrupção, mas, sobretudo, deve propiciar o alcance legítimo e eficiente de resultados. Neste sentido, a iniciativa da ABAP é, sem dúvida, de grande relevância para a compreensão e agregação de valor ao recorrente debate nacional sobre integridade”.

Outro palestrante que apoia a iniciativa é o advogado José Ricardo de Bastos Martins, Peixoto & Cury Advogados, e um dos consultores que auxiliou na elaboração do documento. Para ele, o esforço da ABAP em avançar no tema representa um marco importantíssimo em disseminar as melhores práticas de mercado na atividade publicitária. “Não só pela relevância do tema – já que um dano reputacional decorrente de um escândalo de corrupção pode ser fatal para uma agência – mas também pela forma como o tema é abordado, ressaltando que um programa de integridade efetivo representa uma valiosa ferramenta de gestão para o aprimoramento da governança da empresa”, conclui.

 

SERVIÇO

Data: 6 de junho de 2019

Horário: das 9h às 12h

Local: Auditório do SESC (Rua 19, 260 – 1º andar – Goiânia – GO)

 

Mais informações à imprensa – Giusti Comunicação

Francisco Itacarambi – (11) 5502-5461 – [email protected]

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Sobre

A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.