Telefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected] Idioma:
PT-BR
Idioma:
ESP
Idioma:
ENG
13 de fevereiro de 2025
A quarta edição do ABAP No Ar, neste dia 12 de fevereiro, abordou o tema “Processo de Licitação para Publicidade: como preparar e como participar”. O encontro, conduzido pela diretora executiva Mariana Panhoni teve como convidado o advogado e conselheiro jurídico da ABAP, Paulo Gomes. De forma muito clara e didática, o especialista apontou vários pontos que causam dúvidas às agências, quando se preparam para participar de licitações públicas.
O ABAP No Ar é uma criação da ABAP – Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário para levar, às associadas e a todo o mercado, informação atualizada sobre o setor. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados, sejam agências associadas ou não.
Titular do escritório Paulo Gomes de Oliveira Filho Advogados Associados, Paulo Gomes é especialista nas áreas de Direito da Comunicação, Propriedade Intelectual e Direito Administrativo. Ele também atua como Professor da Escola Superior de Advocacia da OAB/SP.
O advogado compartilhou sua expertise apresentando uma análise aprofundada das leis que regem as licitações para publicidade, incluindo a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) e outras normas correlatas, como a Lei 12.232/2010. Segundo ele, a mais recente trouxe mudanças significativas, específicas e amplas para as agências participarem com transparência de licitações públicas.
Outro ponto alto do webinar foram os critérios adotados nas licitações públicas, determinados pela Lei 12.232: ‘melhor técnica’ ou ‘a técnica e preço’. Segundo Paulo Gomes, é importante que a administração pública obtenha vantagem desses dois elementos. E que haja princípio de equilíbrio econômico-financeiro entre a prestação de serviço e a remuneração que a agência recebe.
“Por isso que a agência de propaganda recebe remuneração de forma diferenciada, sempre baseada nas normas padrão da atividade publicitária. E há um critério bem objetivo para que a agência não cobre demais e nem de menos para executar o seu trabalho com qualidade e não torne inexequível o contrato de prestação de serviço. Então, nós vemos que, pela nova lei, há uma disposição bastante objetiva’, acrescentou.
O bate-papo abordou, ainda, temas como a importância da necessidade de comprovação da capacidade técnica e da experiência da agência; a avaliação da qualidade criativa e da estratégia de comunicação, e a importância da transparência e da ética em todas as etapas do processo licitatório. Além disso, o advogado também alertou para os riscos de fraudes e irregularidades, e destacou a importância de as agências implementarem programas de compliance robustos, para garantir a conformidade com a legislação.
Acompanhe nossas redes sociais para saber a data e o tema do ABAP No Ar de março!
ABAP No Ar promove webinar gratuito sobre a luta da transparência contra a desinformação
ABAP promove webinar sobre ‘Inteligência Artificial no Ambiente das Agências’
Estreia do ABAP No Ar com Fabiana Bruno: “Influência em Movimento”
Sua agência não é associada à ABAP? Clique aqui e se junte à ABAP. Fortaleça o nosso ecossistema com muita criatividade e ter acesso a importantes benefícios para seus negócios.
E aproveite para assinar a nossa Newsletter semanal, a Conexão ABAP! Basta acessar aqui.
Compartilhar
abap no armariana panhonipublicidadeTelefone:
11 97853 5494E-mail:
[email protected]