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Campanhas promovem o combate à desinformação na eleições

Fonte: Aner e Instituto Palavra Aberta, com texto de Márcia Miranda, da Simbiose Conteúdo

26 de setembro de 2024

Duas campanhas desenvolvidas por instituições relacionadas ao jornalismo e educação midiática estão trabalhando pelo combate à desinformação e alertando para os riscos da manipulação de conteúdo. A ideia é deixar o público alerta sobre os riscos do compartilhamento de material que não tenha fontes reais e confiáveis.

A campanha coordenada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pela Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) tem como lema “A mentira destrói seu voto”. O foco é a defesa do jornalismo como uma prática de qualidade comprovada, com checagem de informações e ouvindo as partes envolvidas. O trabalho utiliza a linguagem regional de várias artes do país, em expressões como “Oxe!”, “Atucanado”, “Bah! Tchê”, entre outros termos que fazem parte da cultura popular.

Os cards estão sendo distribuídos pelas redes sociais das instituições parceiras, incluindo o TSE. O movimento faz parte de um pacote de medidas anunciadas pelo tribunal para o período eleitoral. As peças foram aprovadas pessoalmente pela ministra Cármem Lúcia.

Veja aqui mais alguns cards da Campanha da Aner

Boneco de ventríloquo é o personagem da campanha do Instituto Palavra Aberta

O Instituto Palavra Aberta lançou a campanha “É Fake News? Não acredite em tudo o que você vê na internet” para trabalhar no combate à desinformação, mentiras, teorias conspiratórias e deepfakes durante as eleições. O objetivo da ação é engajar a sociedade na verificação de conteúdos políticos antes de repassá-los.

A campanha conta com um vídeo e peças estáticas, criadas pela agência Skwat, e faz parte do projeto #FakeToFora – Quem Vota Se Informa. O projeto foi desenvolvido pelo instituto por meio do programa de educação midiática EducaMídia, com apoio de diversas instituições e organizações da sociedade civil.

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