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Cenp-Meios: mercado cresceu 9,8% até setembro

Fonte: Meio e Mensagem

5 de dezembro de 2023

O mercado publicitário registrou investimentos de R$ 14,9 bilhões em compra de mídia nos primeiros nove meses do ano. O resultado representou crescimento de 9,8% em relação aos R$ 13,6 bilhões auferidos no mesmo período do ano passado. Os dados foram obtidos pelo Cenp-Meios com sua base de 325 agências de publicidade (eram 316 em 2022).

Os resultados, divulgados nesta terça-feira, 5, estão em linha com o desempenho do mercado registrado no primeiro semestre. Nos primeiros seis meses do ano o investimento em mídia foi de R$ 9,14 bilhões, crescimento de 10%.

Evolução dos meios

A internet segue em trajetória de alta e ampliou seu share de 36,9%, no primeiro semestre, para 38%, no acumulado dos nove meses. Os investimentos no meio somaram mais de R$ 5,6 bilhões.

Segmento que também segue em ascensão é o OOH, que ampliou sua participação de 9,2%, nos primeiros seis meses do ano, para 9,9%, na soma dos três primeiros trimestres. O setor recebeu mais de R$ 1,4 bilhão em investimentos.

A TV aberta, em contrapartida, perdeu participação, embora continue como o meio com maior share: passou de 43%, no primeiro semestre, para 40,6%, no acumulado de janeiro a setembro. Os aportes na TV aberta superaram a marca de R$ 6 bilhões.

Todos os demais meios registraram crescimento ou, ao menos, manutenção da participação na comparação com os dados do primeiro semestre: a TV por Assinatura passou de 5% para 5,2%; Rádio, de 4% para 4,1%; Jornal, de 1,4% para 1,6%; e Cinemas, de 0,2% para 0,3%. O segmento de Revistas se manteve com 0,3%.

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A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.