Home / Número de brasileiros contratados para trabalho remoto no exterior dobra em um ano
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Número de brasileiros contratados para trabalho remoto no exterior dobra em um ano

Fonte: O Globo

10 de agosto de 2023

Apesar das notícias de que até mesmo a empresa de videoconferência Zoom está convocando colaboradores para o trabalho presencial, a globalização do mercado de trabalho a partir do trabalho remoto segue avançando.

Segundo dados da Deel, uma das maiores empresas de recrutamento internacional, o número de brasileiros contratados por empresas estrangeiras dentro da plataforma praticamente dobrou de junho de 2022 para junho deste ano. Com a alta de 97%, o Brasil foi alçado ao ranking dos 5 países com mais pessoas contratadas, perdendo para EUA, Filipinas, Argentina e Reino Unido.

O país que mais contrata brasileiros são os Estados Unidos, origem de 67% das contratações. Os brasileiros também estão sendo demandados para trabalhar em firmas na Argentina, México e Colômbia.

De acordo com Deel, a maioria dos profissionais brasileiros contratados têm entre 25 e 34 anos e são engenheiros de software, desenvolvedores e gerentes de projetos. Vagas nessas áreas representam 57% dos contratos realizados no último ano.

Mas o movimento vai nos dois sentidos. Houve um aumento de 50% no número de empresas brasileiras contratando globalmente dentro de sua plataforma.

A Deel não revela o número absoluto de brasileiros contratados. A empresa americana está presente em 150 países e foi avaliada em US$ 12 bilhões na última rodada de investimentos, em maio do ano passado. A empresa está no Brasil desde 2021 e tem entre clientes cerca de 15 mil empresas, incluindo Reebok, Nike, Nubank e iFood.

Confira matéria no O Globo

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.