Home / Big techs devem abandonar modelo de negócio baseado no engajamento, alerta a ONU

Big techs devem abandonar modelo de negócio baseado no engajamento, alerta a ONU

Fonte: Telesíntese

14 de junho de 2023

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lançou ontem, 12, um código de conduta para os governos de quaisquer países do mundo combaterem a desinformação online. No texto, a ONU coloca a integridade da informação como um tema central da cooperação entre os países.

Segundo Guterres o objetivo é “promover fatos e ao mesmo tempo expor conspirações e mentiras”. Ele é categórico ao afirmar que o funcionamento atual das plataformas digitais tem trazido prejuízos humanitários e à democracia.

documento reconhece benefícios das plataformas digitais, como apoio a comunidades afetadas por crises, espaço para vozes excluídas e mobilizações em temas como justiça racial e equidade de gênero.

No entanto, o estudo indica que essas mesmas plataformas estão sendo usadas para subverter a ciência, espalhar desinformação e ódio, alimentar conflitos, ameaçar democracias e prejudicar ações de saúde pública e de defesa do meio ambiente.

O secretário-geral disse que as empresas de tecnologia “tem feito muito pouco” para prevenir que as plataformas digitais espalhem violência.

Segundo o código de conduta defendido por Guterres, estas companhias devem abandonar modelos de negócio que “priorizam o engajamento acima dos direitos humanos, da privacidade e da segurança”.

Alertas sobre inteligência artificial

Outra medida considerada necessária pelo chefe da ONU para proteger a integridade da informação é a garantia de que todas as aplicações da inteligência artificial serão “seguras, responsáveis, éticas e cumprirão com obrigações de direitos humanos”.

Guterres ressaltou que os próprios cientistas e especialistas responsáveis pela criação da inteligência artificial declararam que a tecnologia é uma ameaça existencial para a humanidade, equiparável ao risco de guerra nuclear. Para o chefe da ONU, “esses alertas devem ser levados a sério”.

Ao ser perguntado sobre se concordava com uma pausa no desenvolvimento da tecnologia, o chefe da ONU disse que pode ser uma “ideia interessante.” No entanto, ele acredita que isso “não resolve o problema” e defendeu o rápido avanço nos mecanismos propostos no relatório. Entre os quais, sistemas de moderação, ferramentas de denúncia, treinamento com base em princípios humanitários.

Confira matéria na Telesíntese

Voltar para Início

Notícias Relacionadas

IPA convoca agências a se comprometerem com carta climática
“Acreditamos firmemente que este estatuto atuará como um primeiro passo crítico à transição da indústria de mídia para um futuro carbono zero, e que o poder coletivo de várias agências unidas permitirá que a indústria afete mudanças positivas e sustentadas mais rapidamente”, diz Mark Howley, presidente do IPA e COO Publicis MediaLeia Mais
CENP-Meios divulga para associados e participantes investimentos em mídia no 1º trimestre
O CENP disponibilizou, nesta quarta-feira, 2 de junho, os dados do CENP-Meios referentes aos investimentos via agências de publicidade durante o 1º trimestre deste ano, com painel de 194 agências.  A partir de agora, os dados parciais do painel serão exclusivos para acesso dos associados ao CENP e agências participantes. A divulgação pública dos dados […]

Receba a newsletter no seu e-mail