Home / Anbima propõe regras para publicidade de investimentos com influenciadores de finanças
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Anbima propõe regras para publicidade de investimentos com influenciadores de finanças

Fonte: Valor Investe

26 de maio de 2023

Para levar luz à zona cinzenta em que estão as relações comerciais entre instituições financeiras e influenciadores digitais na publicidade de produtos de investimento, a Associação Brasileira das Entidades do Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) abriu audiência pública para debater regras claras para a contratação dos chamados “finfluencers”.

De acordo com a entidade, a minuta com a regulação para instituições contratarem influenciadores digitais de finanças para publicidade de produtos de investimento, que ficará disponível para sugestões até 3 de julho, é uma atualização do Código de Distribuição de Investimentos. O documento final deve ser publicado no segundo semestre deste ano.

“Não é nosso escopo autorregular a atividade do influenciador. As normas são para os distribuidores”, explica Luiz Henrique Carvalho, gerente de Representação de Distribuição de Produtos de Investimento da Anbima. “O nosso objetivo é dar transparência à relação comercial entre esses agentes, que muitas vezes fica em uma zona cinzenta, na qual o investidor não reconhece como publicidade determinado conteúdo publicado pelo influenciador que ele segue.”

De acordo com a proposta em discussão, toda publicidade deverá ser informada, por escrito ou verbalmente, pelo influenciador e que a instituição é responsável pelo conteúdo divulgado. A empresa também deve garantir que o influenciador de finanças contratado tenha as certificações ou autorizações necessárias, caso esteja fazendo a recomendação ou análise de algum produto.

A minuta colocada em audiência pública prevê ainda que as relações comerciais entre instituições e finfluencers sejam regidas por um contrato. O documento deve informar os meios de divulgação, a descrição geral dos produtos divulgados e se envolve uma atividade regulada, como análise ou recomendação, além da remuneração e a vigência.

Confira matéria no Valor Investe

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.