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ODP estabelece metas para aumentar inclusão na publicidade

Fonte: Meio e Mensagem

27 de abril de 2023

Acelerar a representatividade da demografia brasileira, proporcionalmente, nas agências de publicidade e propaganda do País em cinco anos. Esse é o compromisso formal estabelecido pelo Observatório da Diversidade na Propaganda (ODP), desdobramento do censo das agências brasileiras, divulgado no início deste mês. O lançamento das metas setoriais ocorreu nesta quinta-feira, 27, em São Paulo, com as lideranças das agências associadas, entidades setoriais da propaganda e sociedade civil.

O diagnóstico, realizado em parceria com a consultoria Gestão Kairós, apontou que, quanto mais alto é o cargo, menor é o nível de diversidade na publicidade. Homens representam 85% dos cargos de CEO. Além disso, nas presidências, 92% se autodeclaravam brancos e 8% negros. No quesito sexualidade, apenas 8% dos CEOs se declararam homossexuais. Além disso, o estudo também mostrou que não existia nenhuma representatividade de pessoas com deficiência nesse cargo.

Como desdobramentos, as agências que firmaram o compromisso devem cooperar para parametrizar os dados para que obedeçam à um padrão. O censo não trouxe informações detalhadas sobre pessoas trans, por exemplo, por falta de informações nas bases de dados das empresas pesquisadas.

Metas de diversidade

Durante os cinco anos, as 18 metas – ou KPIs – sugeridas estão divididas entre contratação de talentos diversos; e retenção e desenvolvimento. As de contratação querem aumentar a diversidade de gênero, racial, geracional, de pessoas com deficiência e da comunidade LGBTQIAP+ – essa última, com meta exclusiva para pessoas transgênero.

Já as metas de retenção de profissionais incluem a realização de programa afirmativo de desenvolvimento de carreira e reduzir a média de turnover das agências no quadro funcional e liderança. Além dessas, as empresas se comprometeram a assegurar que no mapeamento de talentos considerados para desenvolvimento e/ou promoção 50% sejam profissionais com marcadores identitário de diversidade.

“Há uma série de desafios que transcendem o papel da iniciativa privada, mas, como influenciadores da sociedade civil, como setor que protagoniza, comunica e contrata, temos o dever legal, civil e moral de assegurar que as pessoas tenham o direito de serem representadas e também de representar e liderar”, dizem o ODP e a Kairós.

O observatório

Dois grupos de agências integram o ODP. As fundadoras são Accenture Song, CP+B Brasil, Dentsu, Droga5, IPG Mediabrands, Gana, Grey, Leo Burnett, Mooc, Mutato, P3k, Publicis, Soko e Suno. Já as apoiadoras são AKQA, Almap BBDO, Artplan, B&Partners, BETC HAVAS, DM9, DPZ, Dale, Fbiz, FCB Brasil, Ogilvy, The Juju, VMLY&R, WMcCann.

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Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.