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28 de setembro de 2022
Uma nova pesquisa da WFA descobriu que, embora os CMOs estejam interessados em abordar as preocupações regulatórias e dos consumidores em torno do marketing orientado a dados, a complexidade dos dados e do ecossistema digital está dificultando a identificação das medidas práticas corretas a serem tomadas.
A grande maioria dos CMOs (92%) de empresas multinacionais está priorizando uma abordagem ética no uso de dados, mas metade (50%) não sabe o que isso significa quando se trata dos processos e práticas que precisam aplicar internamente e em suas cadeias de suprimentos de marketing.
E enquanto 60% dizem que a ética de dados é uma prioridade, muitos são prejudicados pelos custos associados (25%) e pela necessidade de requisitos como recrutamento de novos especialistas, treinamento mais amplo da equipe e desenvolvimento de novas diretrizes de políticas (16%).
Os resultados são baseados em 12 respostas fornecidas por CMOs globais que participam do CMO Forum da WFA, que representa marcas que gastam mais de US$ 120 bilhões por ano.
Outras descobertas importantes incluem:
O novo Guia de CMO de Ética de Dados na Prática da WFA foi desenvolvido para ajudar os CMOs a enfrentar esses desafios e entender melhor suas responsabilidades em relação a dados e IA.
Ele descreve os passos práticos que eles podem tomar para:
Com mais de 60% da publicidade global agora indo para canais digitais, o novo guiaexplica por que as marcas devem ir além das regras existentes e aplicar uma lente moral à complexa rede de práticas de marketing relacionadas a dados para desenvolver práticas de dados mais responsáveis, inclusivas e éticas.
Embora os desafios que isso representa sejam difíceis e muitas vezes além do controle direto de um CMO, os CMOs estão em uma posição de importância inigualável como os únicos líderes que podem impulsionar mudanças ousadas no setor.
“O desconforto generalizado com a forma como os dados são usados na publicidade está trazendo uma onda de pressão sobre as marcas e todo o ecossistema de marketing orientado por dados. Somente uma resposta orientada pela ética abordará adequadamente os desafios e atenderá às expectativas legítimas dos consumidores. No entanto, a ética dos dados é complexa e muitas vezes permanece um conceito abstrato, que não é devidamente compreendido na prática. Este guia de leitura obrigatória ajuda os CMOs a desvendar as diferentes facetas da ética de dados e os orienta no caminho para fazer a coisa certa com os dados”, disse Stephan Loerke, CEO da WFA.
Publicado dois anos após o inovador Data Ethics da WFA – The Rise of Morality in Technology , o novo Guia CMO de Ética de Dados na Prática é o resultado de um ano de trabalho de cinco membros do grupo Digital Governance Exchange da WFA: Rodrigo Cunha, Diretor Global , Legal and DPO, AB InBev, Giorgia Vulcano, Global Digital Ethics Manager, AB InBev, Stefano Marzocchi, Group Privacy Officer and DPO, Ferrero, Debbie Cartledge, Data & AI Ethics Strategy Lead, Unilever e Jamie Barnard, ex-General Counsel – Global Marketing and Media na Unilever, que agora é cofundador e CEO da Compliant Tech.
“Parece que o mercado de anúncios digitais em 2022 está enfrentando um ponto de inflexão com a escala das pressões regulatórias, do consumidor e do mercado. Portanto, é um momento oportuno para dar um passo atrás e considerar como as marcas podem usar os dados de maneira mais responsável, equitativa e ética. Como CMOs, temos a responsabilidade única de liderar essa mudança. Se não o fizermos, ameaçamos a licença de toda a indústria para operar a longo prazo”, disse Raja Rajamannar, presidente da WFA e diretor de marketing e comunicações da Mastercard.
A WFA agora procurará desenvolver ‘kits de ferramentas’ para permitir que os CMOs mergulhem em mais detalhes em cada uma das quatro áreas e operacionalizem as recomendações apresentadas no novo guia por meio de uma combinação de webinars, outras publicações e ferramentas de treinamento prático.
Confira matéria no WFA
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