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29 de junho de 2022
O mercado de mídia digital continua em expansão e alcançou o volume de R$ 30,2 bilhões em 2021, um aumento de 27% em relação ao ano de 2020, que fechou com R$ 23,7 bilhões. O período também contou com a chegada de um maior número de anunciantes no ecossistema online, com alta de 30%. Os dados são do Digital AdSpend, desenvolvido pela Kantar Ibope Media e o IAB.
Os investimentos têm se concentrado em mobile, que recebeu 76% do total, deixando 24% dos recursos para desktop, e também se percebe o crescimento dos aportes em plataformas de social media, com participação de 54%, seguidas por search, 30%, e publishers e verticais, 16%.
Na divisão entre formatos, a relação é mais harmoniosa. Vídeo liderou com 37%, puxado por gastos de empresas da Serviços, R$ 3,1 bilhões, e Comércio, R$ 1,2 bilhão. Imagem, 33%, e search, 30%, ficaram logo atrás.
Os investimentos estão concentrados em setores como Serviços, 26%, Comércio, 24%, e Financeiro, 9%, girando 59% de todo o volume colocado em publicidade digital.
Além disso, segundo o estudo, outras áreas começaram a ampliar os seus recursos como reflexo do processo de digitalização, entre os quais telecom, 7%, eletrônicos, 6%, e mídia, 5%.
Novos Anunciantes
O levantamento também mostra a entrada de novos anunciantes no ecossistema digital. Entre 2020 e 2021, o número cresceu 30%, uma alta expressiva e com potencial de impactar toda a indústria de comunicação.
Os maiores percentuais vieram de Casa e Decoração, 83%, Industria, 79%, Minas e Energia, 69%, Eletrônicos e Construção, 59%, Telecomunicações, 53%, e Comércio 47%.
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