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23 de junho de 2022
O que as empresas erraram sobre a cultura de trabalho e como corrigi-la
Quando o trabalho remoto era novo, o conselho predominante era simplesmente replicar a interação e a comunicação humana no escritório por meio de métodos mediados. Isso significava tudo virtual: happy hours, reuniões de equipe, festas no escritório e até salas de fuga. Em retrospectiva, é fácil ver que os métodos de reunir pessoas que trabalham pessoalmente contribuem para a fadiga do Zoom e o esgotamento dos funcionários, e que criar uma nova cultura virtual exige mais trabalho e experiência para alavancar novas formas de conexão humana.
Agora que uma força de trabalho distribuída de muitas maneiras se tornou a norma e não a exceção, precisamos ajustar como facilitar a cultura do local de trabalho. As coisas não são as mesmas de antes, mas podem ser ajustadas para manter o moral e a produtividade dos funcionários:
Em qualquer local de trabalho, mas especialmente um híbrido, estabelecer normas de comunicação é importante para manter o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Mesmo que sua empresa não tenha mudado para políticas de “qualquer lugar, a qualquer hora” , com forças de trabalho distribuídas, o início e o fim do dia de trabalho podem ser confusos. E é impossível esperar que os funcionários estejam sempre “ligados”.
Os tomadores de decisão devem incentivar o uso de blocos de calendário para mostrar horários como horário de trabalho, disponibilidade de reuniões, horário de não perturbe (trabalho profundo), intervalos para almoço, passeios com cães e pegar crianças. E então, crucialmente, permita que esse tempo seja protegido da melhor maneira possível. Sempre haverá simulações de incêndio, mas nem todos os problemas que surgem precisam ser resolvidos de uma hora para outra. Outra solução mais generalizada é uma “No Meetings Tuesday” (ou sexta-feira, ou qualquer dia) onde a empresa como um todo evita agendar reuniões a menos que realmente não haja outra disponibilidade. Dessa forma, as pessoas não apenas tiram uma folga do Zoom, mas também das constantes interrupções em seu fluxo de trabalho.
Apoiar diferentes estilos de comunicação também é importante para promover um ambiente de trabalho produtivo. Enquanto os extrovertidos podem ansiar pelos dias em que toda a equipe estava no escritório, os introvertidos podem ficar entusiasmados por não lidar com o trajeto matinal do metrô e a conversa sobre bebedouros. Permita que os funcionários compartilhem suas próprias necessidades, seja encontrar um gerente para dar uma volta no quarteirão ou em um café fora do local ou fazer uma ligação telefônica em vez de um Google Meet para os membros mais tímidos da equipe.
No início da pandemia, as empresas fizeram o que podiam para se manter conectadas e manter a cultura viva com câmeras o tempo todo, aulas de culinária virtuais, happy hours, noites de curiosidades e salas de fuga virtuais. Tudo isso era ótimo… até não ser mais. Agora, no final de um longo dia de trabalho remoto, seus funcionários podem não ter energia para participar de mais um Zoom, mesmo que seja divertido. Eles têm cachorros para passear, crianças para pegar na escola e jantar para fazer. Em vez disso, permita que equipes menores ou grupos de discussão criem seus próprios eventos. Por exemplo, todos os funcionários de uma cidade podem ser mais jovens e mais interessados em um happy hour em pessoa, mas o subconjunto de seus funcionários que são pais preferiria um vale-presente de US$ 25 para pedir um almoço de trabalho uma vez por mês.
Por outro lado, é bom reunir toda a equipe por motivos propositais, como comemorar a conquista de um novo cliente, início de projeto, integração de novas contratações, reuniões de estratégia do cliente, promoções ou uma festa de fim de ano. Se houver um marco significativo, deve ser comemorado! Quando há intenção por trás dos eventos, as empresas podem esperar um melhor engajamento e participação dos funcionários.
A facilitação de eventos e relacionamentos não deve recair apenas sobre seu líder de DE&I ou equipe de RH. Isso não apenas cria uma definição restrita da cultura da empresa, mas também pode sobrecarregar seus colegas de equipe. Promover uma cultura acolhedora no local de trabalho deve ser papel de todos, incluindo liderança executiva, gerentes, líderes de equipe e até estagiários.
Envolva os novos contratados com antecedência para que eles se acostumem com a cultura e possam participar ativamente agendando encontros informais com diferentes departamentos, seja uma rápida caminhada pelo quarteirão, um telefonema ou um Google Meet. Uma ótima ferramenta para isso é o Donut, uma extensão do Slack que une usuários aleatoriamente para encontros sugeridos e até fornece perguntas para começar a conversa. Outra opção é reservar um orçamento de viagem para que novos contratados sejam treinados no local e conheçam alguns membros da equipe pessoalmente.
Os “melhores lugares para trabalhar” podem adotar estratégias semelhantes em participação nos lucros, saúde mental, bolsas de ginástica e outros benefícios, mas o que mais os une é uma abordagem fluida à cultura da empresa. Isso significa ouvir atentamente o que os funcionários desejam e criar soluções flexíveis que permitam que todas as vozes sejam ouvidas.
Simplesmente configurar reuniões semanais de equipe no Zoom não é suficiente para promover uma cultura saudável da empresa. Ele atua em todos os níveis para reconhecer as necessidades de diferentes funcionários, buscar feedback da equipe e estabelecer interações mediadas e presenciais que sejam propositais e benéficas para todos os membros da equipe.
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