Home / Twitter é multado em US$ 150 milhões nos EUA por táticas enganosas de publicidade
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Twitter é multado em US$ 150 milhões nos EUA por táticas enganosas de publicidade

Fonte: Infomoney

26 de maio de 2022

FTC acusa rede social de permitir que anunciantes usassem número de telefone e e-mail de usuários que haviam sido informados para proteção das contas

A Comissão Federal de Comércio (FTC, na sigla em inglês) anunciou uma multa ao Twitter (TWTR34) de US$ 150 milhões (mais de R$ 700 milhões na cotação atual) por usar enganosamente os dados de segurança da conta para publicidade direcionada.

O Twitter pediu aos usuários que fornecessem seus números de telefone e endereços de e-mail para proteger suas contas e, em seguida, lucrou ao permitir que os anunciantes usassem esses dados para segmentar usuários específicos, disse a FTC na quarta-feira (25).

A agência disse que as táticas da empresa, que está em processo conturbado de venda para o bilionário Elon Musk, violaram uma ordem de 2011 que proibia explicitamente a empresa de deturpar suas práticas de privacidade e segurança.

Mais de 140 milhões de usuários da rede social forneceram seus números de telefone ou endereços de e-mail entre 2014 e 2019, segundo a queixa apresentada pelo Departamento de Justiça em nome da FTC.

A comissão afirma que o Twitter não mencionou que as informações também seriam usadas para publicidade direcionada e que a empresa está proibida de lucrar com seus dados coletados enganosamente.

A empresa também terá que notificar os usuários que usou indevidamente números de telefone e endereços de e-mail e permitir que os usuários usem outros métodos de autenticação.

Confira matéria no Infomoney

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.