Home / #FakeToFora
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

#FakeToFora

Fonte: Fake to fora

17 de março de 2022

Instituto Palavra Aberta, por meio do EducaMídia lança o projeto #FakeToFora, com o apoio da Abap e de diversas instituições e organizações da sociedade civil, para combate à desinformação no período eleitoral que visa incentivar educadores e jovens a se engajarem em ações de conscientização e análise crítica das informações.

#FakeToFora é um projeto desenvolvido pelo Instituto Palavra Aberta, por meio do EducaMídia, com apoio da Abap e de diversas instituições e organizações da sociedade civil. É composto por seis módulos que podem ser desenvolvidos separadamente ou como uma trilha única, alinhada à proposta de itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Além disso, oferece a metodologia para que os estudantes criem um coletivo ou clube de checagem, em que terão a oportunidade de praticar a leitura reflexiva das informações habitualmente.

A maneira como nos relacionamos com as informações — seja na hora de consumir, produzir ou compartilhar — tem papel fundamental em uma eleição. É por meio delas que tomamos consciência dos problemas e desafios de nossas comunidades, cidades e país, e ficamos sabendo das propostas dos candidatos para resolvê-los. É também neste vasto universo da informação (hoje ao alcance de um clique) que somos expostos a opiniões que se confundem com fatos, fake news, propagandas pouco ou nada transparentes e outros fenômenos. Ler criticamente o que chega até nós e entender nossa responsabilidade como produtores e disseminadores de conteúdo é um dos caminhos para fortalecer a democracia.

O #FakeToFora é um convite para que educadores e estudantes de todo o país promovam ações e reflexões com os jovens que se preparam para votar. Nossos materiais são gratuitos e enfatizam o papel da educação midiática na construção da cidadania. Participe conosco dessa jornada; afinal, quem vota se informa!

Confira no Fake to fora

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.