Home / Colleen DeCourcy receberá Leão de São Marcos
Notícias
Fique por dentro das principais notícias do setor publicitário no Brasil e no mundo.

Colleen DeCourcy receberá Leão de São Marcos

Fonte: Meio e Mensagem

8 de março de 2022

Ex-CCO e presidente da Wieden + Kennedy será homenageada por sua trajetória na indústria de publicidade no Cannes Lions

Collen DeCourcy será homenageada com o Leão de São Marcos no Festival Internacional de Criatividade de Cannes deste ano. Em dezembro, a norte-americana anunciou sua aposentadoria após dez anos à frente da criação da Wieden + Kennedy como chief creative officer — e os últimos três como presidente da rede.

Com passagens anteriores por agências como TBWA e JWT, a norte-americana dedicou a carreira à criação de trabalhos relevantes para marcas globais como Nike, Airbnb e Facebook. Ela figurou em listas como Most Creative People in Business, da Fast Company, e foi eleita líder criativa da década pela AdWeek.

O período em que Colleen esteve na W+K, em 2013,  foi um dos mais prolíficos para a companhia. De 2013, quando ela ingressou na rede, a 2021, a rede conquistou 149 Leões em Cannes, entre os quais cinco Grands Prix: quatro para a Nike, como “Nothing Beats a Londoner”, que ganhou o então inédito Leão de Social & Influencer em 2018 e o “You Can’t Stop Us”, que ganhou GP em Film na edição 2020/21.

Além de receber o Leão de São Marcos, DeCourcy será presidente de júri de Glass. Em edições anteriores, foi presidente de Titanium (2019), do extinto Cyber Lions (2017) e fez parte dos júris de Titanium e Cyber por vários anos.

“Sou atraída pelo fato de que a criatividade — independentemente de quem ou de onde venha — pode mudar essa indústria e o mundo. Se tenho orgulho de alguma coisa, é de eu ter sido capaz de criar espaço para as pessoas acessarem seu próprio potencial criativo, mostrando que há lugar para todos nós aqui”, disse Colleen.

Esta é a segunda vez que o Cannes Lions entrega o Leão de São Marcos a uma mulher. A primeira vez foi em 2020, quando o festival concedeu o troféu — um reconhecimento à contribuição de profissionais à indústria — à Mary Wells Lawrence.

Por duas vezes, homenagem foi endereçada à duplas: Jeff Goodby e Rich Silverstein, fundadores da Goodby Silverstein & Partners, receberam o Leão em 2019, enquanto os irmãos Piyush e Prassoon Pandey foram homenageados em 2018. O troféu também foi entregue a nomes como David Droga (2017), Marcello Serpa (2016), Bob Greenberg (2015), Joe Pytka (2014), Lee Clow (2013), Dan Wieden (2012) e John Hegarty (2011).

Confira matéria no Meio e Mensagem

Veja Também

Sobre

A Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) foi fundada em 1º de agosto de 1949 para defender os interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade. Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.