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Agências de publicidade estão respondendo à invasão da Ucrânia

Fonte: The Drum

3 de março de 2022

Na semana desde o início da invasão da Ucrânia pela Rússia, redes de agências de publicidade com escritórios e funcionários no país ficaram de olho na guerra.

A Ucrânia é o lar de muitas pessoas que trabalham nas indústrias de publicidade e marketing e, desde que a invasão russa começou no final de fevereiro, as empresas internacionais têm trabalhado para ajudar a proteger seus funcionários.

O Publicis Groupe, por exemplo, garantiu os salários de seus 350 funcionários no país, enquanto WPP e S4 Capital divulgaram declarações sobre seus funcionários na Ucrânia e a holding japonesa Dentsu fez uma grande doação à Cruz Vermelha. Manteremos este artigo atualizado com as respostas mais recentes das redes de agências à medida que a situação se desenvolver.

WPP

A holding britânica WPP disse que tem 200 funcionários na Ucrânia. A empresa está fornecendo assistência financeira para todos os funcionários.

Um porta-voz disse ao The Drum em 25 de fevereiro: “Nossa prioridade são nossas 200 pessoas baseadas na Ucrânia e, claro, estamos muito preocupados com sua segurança. Estamos em contato contínuo com os líderes de nossas agências no país para fornecer todo o apoio que pudermos, incluindo pacotes de apoio financeiro para todo o nosso pessoal e outras formas de assistência. A situação está se movendo rapidamente e responderemos aos desenvolvimentos à medida que eles acontecerem”.

Em um e-mail enviado a todos os funcionários do WPP em 28 de fevereiro, Read confirmou que o WPP havia pago a cada um de seus funcionários ucranianos dinheiro extra “para ajudar a atender às suas necessidades imediatas” e que estava fornecendo acesso a conselhos médicos e outros recursos práticos.

Os funcionários do WPP na Polônia, Romênia, Hungria, Eslováquia, República Tcheca e outras localidades estão oferecendo acomodação para colegas que deixaram a Ucrânia e ajudando a transportar seus colegas e suas famílias da fronteira; o campus da empresa em Varsóvia está coletando itens como colchões e cadeirinhas infantis. Os funcionários ucranianos que chegaram à Polônia receberam novos cargos nas agências do WPP em Varsóvia. Iniciativas semelhantes em torno de transporte, acomodação e espaço de trabalho estão sendo estabelecidas em Bucareste e Praga.

Enquanto isso, a agência do WPP Blue State está trabalhando com o GroupM e o ACNUR para organizar um apelo de arrecadação de fundos de emergência. O WPP fará uma doação própria e igualará todas as doações feitas por seus funcionários.

Read disse: “Quero pedir a todos que estejam atentos às muitas pessoas dentro e fora de nossa empresa afetadas por esses eventos terríveis. Temos muitos colegas ucranianos trabalhando em agências do WPP em todo o mundo, desesperadamente preocupados com os membros da família em casa. Existem inúmeras outras pessoas na região mais ampla cujas vidas foram afetadas pela crise e estão horrorizadas com o que está acontecendo. Por favor, verifique com seus colegas, onde quer que estejam no mundo.”

Dentsu

A Dentsu International tem 500 funcionários no país. O executivo-chefe da EMEA, Giulio Malegori, disse em um comunicado: “Nestes tempos difíceis, o bem-estar de todos os funcionários e parceiros da Dentsu afetados pela escalada contínua continua sendo nossa principal prioridade. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para proteger e apoiar o nosso povo. Na Ucrânia, temos 500 funcionários afiliados e estamos em contato regular e próximo para fornecer suporte, conforme e quando necessário.

“Somos uma empresa baseada em pessoas com uma comunidade global de 45.000 pessoas. Mais do que nunca, todos nos solidarizamos e nos mantemos intimamente conectados às nossas equipes nesses países impactados e garantimos que eles sintam o total apoio da Dentsu.”

A chefe da Dentsu International, Wendy Clark , anunciou no sábado (26 de fevereiro) que a empresa havia feito uma doação de £ 250.000 à Cruz Vermelha para ajudar nos esforços humanitários da organização.

IPG

O Grupo Interpúblico também fez uma doação à Cruz Vermelha e aos Médicos Sem Fronteiras. Em um e-mail enviado à equipe do IPG, o executivo-chefe Philippe Krakowsky disse: “Todos nós ficamos profundamente tristes e chocados com as imagens que estamos vendo vindas da Ucrânia. Nossos corações se partem pelo povo ucraniano que está em perigo, bem como por qualquer um de nós que tenha familiares e amigos no país durante este período incrivelmente difícil.

“Enquanto todos enfrentamos a realidade perturbadora na Ucrânia, você deve saber que passamos os últimos meses em contato com nossos escritórios afiliados para oferecer toda a assistência possível. É claro que continuaremos a manter essas linhas de comunicação abertas, para melhor apoiar nossos colegas.

“Também estamos em contato com nossa liderança em toda a região para ver o que é possível ou necessário nos países vizinhos para cuidar de nosso povo. Como seria de esperar, suspendemos as viagens de negócios para a Ucrânia e a Rússia e continuaremos monitorando a situação e ajustando os planos de acordo. Faremos o nosso melhor para mantê-los informados sobre todos e quaisquer desenvolvimentos relevantes para cada um de vocês.”

Krakowksy disse que, embora o IPG “se una à comunidade internacional na condenação desses atos de agressão unilateral e apoie as sanções dos EUA e outras impostas contra o Estado russo”, está comprometido com a “esperança de uma resposta eficaz e coordenada que leve ao desmantelamento”. -escalada deste conflito.”

Grupo Publicis

A holding francesa Publicis Groupe tem 350 funcionários na Ucrânia. O executivo-chefe Arthur Sadoun disse em um comunicado: “Estamos profundamente preocupados com a ansiedade e apreensão que nossos 350 companheiros de equipe na Ucrânia estão experimentando à medida que os eventos se desenrolam. Temos monitorado a situação na Ucrânia muito de perto nas últimas semanas e nossa prioridade número um nesses tempos difíceis continua sendo a segurança e o bem-estar de nosso povo e suas famílias.

“As ações concretas que já implementamos, incluindo sistemas de alerta de segurança, linhas diretas de emergência e assistência financeira, estão sendo reforçadas para se adaptar ao contexto em rápida evolução. Estamos em contato contínuo com nossas equipes ucranianas para garantir que estamos respondendo às suas perguntas e necessidades. Em todos os níveis do Groupe, da liderança à nossa comunidade Publicis mundial, estamos ao lado deles e prontos para ajudar e apoiar nossa família Publicis na Ucrânia.”

Em um e-mail para a equipe do grupo em todo o mundo, Sadoun escreveu que a empresa estava oferecendo “treinamento de emergência, sistemas de alerta de segurança, linhas diretas de informações e equipes de suporte dedicadas, além de assistência financeira.

“A coragem e a resiliência que nossos colegas ucranianos estão mostrando não são nada menos do que extraordinárias. Eu sei que falo por todos nós quando digo que estamos com eles neste momento terrível e os guardamos em nossos corações e em nossos pensamentos”.

Em uma ligação entre Sadoun e a equipe ucraniana da Publicis em 1º de março, a Publicis garantiu os salários dos funcionários ao longo de 2022. Ela planeja pagar os salários quinzenalmente (em vez de mensalmente) e deu aos funcionários um adiantamento em seus contracheques de março.

Omnicom

As operações da Omnicom na Ucrânia incluem FleishmanHillard, OMD, Tribal Worldwide e DDB. Suas agências estão trabalhando com esforços humanitários locais para fornecer suprimentos médicos às pessoas no país.

Um porta-voz da holding disse ao The Drum na segunda-feira (28 de fevereiro): “Estamos em comunicação com nossos líderes de agências com sede na Ucrânia e estamos fornecendo suporte enquanto eles navegam nesses tempos difíceis. Continuaremos a oferecer assistência à medida que monitoramos os desenvolvimentos”.

Na terça-feira (1º de março), o CEO e presidente da Omnicom, John Wren, disse: “Estamos em comunicação com nossos líderes de agências com sede na Ucrânia e estamos fornecendo apoio àqueles que deixam o país com uma série de medidas, incluindo transporte e acomodações em países. em torno da Ucrânia.”

“Além disso, agências individuais da Omnicom em mercados locais estão apoiando os esforços de ajuda de ONGs, bem como trabalhando com clientes e parceiros para obter suprimentos médicos, roupas e alimentos para enviar ao povo da Ucrânia. A prioridade número um durante esses tempos difíceis continua sendo a segurança e o bem-estar de nosso povo e suas famílias na Ucrânia, e continuaremos oferecendo assistência enquanto monitoramos os desenvolvimentos”.

Havas

Um porta-voz da Havas, que tem uma de suas agências ‘Villages’ na Ucrânia, disse ao The Drum que está trabalhando para ajudar sua equipe a deixar o país.

“Desde o início do conflito, estamos em contato direto com nossos afiliados na Ucrânia, diretamente ou via Alberto Canteli, gerente regional do Grupo Havas para a área, para fazer todo o possível para apoiá-los nestes tempos muito difíceis.

“Já conseguimos ajudar alguns de nossos colegas da Havas a deixar o país e agora eles estão sendo apoiados por nossa equipe na Polônia. Além disso, no espírito de família que caracteriza o Grupo Havas, estamos comprometidos em ajudar as pessoas na Ucrânia de maneira tangível. Como tal, estamos estabelecendo um processo para que todos os funcionários doem com segurança para apoiar o povo da Ucrânia.”

S4 Capital

Comentando em 24 de fevereiro (o dia em que a invasão começou), Sir Martin Sorrell, presidente executivo da S4 Capital, controladora da Media.Monks, disse: “Estamos tentando garantir que nosso povo e suas famílias na Ucrânia estejam o mais seguros possível.

“Estamos em constante comunicação com todos os nossos monges hoje em todo o mundo. Estamos todos obviamente muito preocupados com nossos colegas e todos na Ucrânia”.

Os profissionais de publicidade baseados na Rússia também provavelmente serão afetados pela invasão, seja por meio das sanções impostas contra os sistemas financeiros e econômicos russos ou pelos sistemas de segurança do governo. A Dentsu International disse ao The Drum na semana passada que “enquanto nossas operações na Rússia continuam funcionando normalmente, estamos e continuaremos monitorando de perto o impacto da situação para nosso pessoal, clientes e comunidades em que operamos”.

Confira matéria no The Drum

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A ABAP agora é Espaço de Articulação Coletiva do Ecossistema Publicitário. Fundada em 1º de agosto de 1949, a ABAP segue trabalhando em prol dos interesses das agências de publicidade junto à indústria da comunicação, poderes constituídos, mercado e sociedade.

Dentre suas realizações estão a cofundação do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (CENP), do Instituto Verificador de Comunicação (IVC) e do Instituto Palavra Aberta.